Apontado por muitos como um dos maiores e melhores jogadores brasileiros nos últimos dez anos, Neymar não vive bom momento em sua carreira. Após um período no PSG, onde foi cercado por muitas críticas e lesões, o craque acabou perdendo espaço no futebol europeu e viu suas opções diminuírem, ainda mais por ser avisado pelo PSG que não iria continuar na equipe. Disputado por Barcelona e Al-Hilal, o brasileiro decidiu escolher pela opção financeiramente melhor e deve desembarcar nos próximos dias na Arábia Saudita, para jogar pelo clube treinado por Jorge Jesus.
🎬 “O talento maravilhoso… que atrai a atenção de todos” @neymarjr 💙#نيمار_هلالي #الهلال pic.twitter.com/TTzADrVGJJ
— نادي الهلال السعودي (@Alhilal_FC) August 15, 2023
Apesar da qualidade e de seu desempenho excelente em campo, Neymar acumulou nos últimos anos diversas polêmicas e foi apontado mais como uma celebridade do que como um jogador de futebol. Presente nas manchetes mais pelo seu extracampo do que por suas atuações, o craque acabou sendo visto como opção cara e que pode render problemas para as equipes, o que fechou a porta para diversas equipe na Europa.
Newcastle e Arsenal chegaram a sondar a contratação do craque, mas não fizeram proposta nenhuma na última janela de transferências. Além disso, o craque foi oferecido para times que já conquistaram a Champions League, mas acabou tendo seu nome vetado. Apenas o Barcelona esteve realmente interessado, segundo informa o Independent, de Londres.
Conteúdo
Confira 5 clubes que vetaram a contratação de Neymar
Manchester United
Treinado por Erik ten Hag, o clube inglês até chegou a ser apontado como um futuro destino para o craque brasileiro, principalmente após a situação envolvendo o PSG. Porém, mesmo vindo de uma temporada fraca, em que precisou se reinventar para não dar mais dor de cabeça para seus torcedores, o clube resolveu negar qualquer investida no craque brasileiro. Nem mesmo Casemiro conseguiu convencer a diretoria a tentar a contratação de Neymar.
Bayern de Munique
Todo ano o Bayern conquista a Bundesliga, pelo menos é o que vem acontecendo nos últimos anos. Entretanto, não vem tendo muito protagonismo internacional. Para mudar este cenário, o clube teria recebido contatos dos agentes de Neymar, mas recusado a contratação do atacante brasileiro. Aliás, Thomas Tuchel, atual treinador do clube bávaro, conhece bem o jogador, ainda mais por ter treinado o PSG, mas não guarda boas recordações.
Quando estava no Chelsea, Tuchel comentou a relação com o brasileiro e alegou que encontrou dificuldades e que era melhor treinar Lukaku do que Neymar. Este talvez tenha sido um dos motivos para o Bayern não avançar no nome do atacante.
Real Madrid
Rival do Barcelona e com uma legião de “parças” de Neymar, o clube espanhol também negou a contratação do craque. Treinado por Carlo Ancelotti e com Rodrygo, Militão e Vini Jr, o clube merengue resolveu nas apostar suas fichas no brasileiro. Nem mesmo o craque brasileiro tendo elogiado o treinador, serviu para que o italiano mudasse de ideia.
Chelsea
Comandado por outro treinador com experiências com Neymar, o Chelsea tem na sua casamata o nome de Maurício Pochettino, que estava na temporada 2021/22 no PSG. Mesmo tendo elogiado o brasileiro, o clube não chegou a avançar, apesar do interesse na contratação do atacante. Um dos motivos deve ter sido o alto salário e o alto valor da negociação, já que o clube inglês teve que se reestruturar após perder três jogadores para o futebol da Arábia Saudita.
Manchester City
Comandada por Pep Guardiola, a equipe vem de um título inédito na Champions e está voando na temporada. Com Haaland no ataque e uma equipe cada vez melhor, esta seria uma opção ideal para o brasileiro, já que pegaria um time pronto. Porém, mesmo Guardiola tendo sido treinador do craque e ser admirador do futebol brasileiro, o clube não se interessou na contratação do brasileiro. Inclusive, o espanhol chegou a ligar para Neymar, no início deste ano, para saber sobre o futuro do craque.