Abel Ferreira está cada vez mais perto de conquistar praticamente todos os títulos possíveis em sua passagem pelo Palmeiras.
Assim, depois de ganhar o bi da Libertadores, o Estadual, a Copa do Brasil e a Recopa Sul-Americana, o técnico português tem chances reais de faturar o Brasileirão, restando 11 rodadas para o fim do campeonato, o Alviverde tem nove pontos de diferença para o 2º colocado Fluminense.
Apesar da passagem brilhante, o treinador ainda não pensa em deixar o clube. Em entrevista coletiva após a vitória sobre o Santos por 1 x 0, no Allianz Parque, ele explicou os motivos para recusar algumas propostas do exterior.
“O Lucas Barrios estava conosco (nos treinos da semana) e perguntei o que achava. Ele dizia que o Palmeiras é o clube brasileiro mais europeu. Fácil de entender por que as pessoas querem trabalhar aqui, por que o treinador não quer sair deste clube. Aqui tem tudo”, analisou Abel.
Dessa maneira, Abel Ferreira ressaltou que, apesar das constantes sondagens que recebe de clubes europeus, está com pensamento voltado para a permanência no Palmeiras até o final de seu contrato, em dezembro de 2024.
“Possibilidade de lutar por títulos, condições de trabalho. Não foi por acaso que trouxe minha família. Há outras coisas mais altas do que a parte financeira, que não posso me queixar”, acrescentou.
“O mais forte é invisível aos olhos, vocês não me conhecem. Ninguém me conhece como homem, só como treinador. Enquanto o casamento durar, e da minha parte vai durar, vou viver de forma intensa com meus torcedores. Vamos viver de forma intensa. Na saúde e na doença, na tristeza e alegria, juntos em todos os momentos. Se quer uma prova maior do que trazer minha família, uma experiência nova. Não vou trocar por isso ou aquilo. Grandes clubes têm grandes treinadores e estou em um grande clube”, finalizou.
A saber, o técnico tem seu nome ligado a diversos outros clubes. Até o momento foram pelo menos quatro propostas concretas de fora do país. Em todas elas, Abel mandou a chancela negativa e confirmou que seguirá na Academia de Futebol do Palmeiras.
Planos de reforços para 2023
De acordo com o português, ele já iniciou o planejamento para a temporada 2023, pensando nos reforços que trará para o Palestra Itália no ano que vem.
O treinador salientou que pretende fazer de “dois a três retoques” em seu plantel e apontou o projeto do Arsenal, da Inglaterra, como ideal a seguir no Alviverde, com preparação dos atletas ao longo de um ciclo para que eles possam brilhar a longo prazo.
“Não sei a média de idade que vamos ter (no elenco de 2023). Não vamos fazer muitos retoques, dois ou três, e vamos manter nossa estrutura. O Arsenal é um bom clube a se seguir”, analisou.
“São três anos e meio para chegar neste nível. Quando quem manda sabe que o processo tem altos e baixos, e no Palmeiras temos isso”, acrescentou.
Por fim, já é certo que o Verdão perderá Gustavo Scarpa ao fim do Brasileirão, pois o meia assinou um pré-contrato com o Nottingham Forest, da Inglaterra. Contudo, Bruno Tabata foi contratado pensando em preencher esta lacuna no elenco.
Foto destaque: Divulgação/Cesar Greco/Palmeiras