Na noite do último sábado (5), em jogo válido pela 18ª rodada do Brasileirão, o Palmeiras foi derrotado pelo Fluminense, por 2 x 1, no Maracanã. Com o resultado, o time comandado pelo técnico português Abel Ferreira acabou sendo ultrapassado pelo Tricolor carioca, caindo para a 4ª posição, com 31 pontos conquistados.
Jogando com uma equipe praticamente reserva, o Alviverde não conseguiu desempenhar um bom futebol no Rio de Janeiro. Após o término da partida, Abel Ferreira deu uma declaração inusitada ao falar sobre a disputa do título brasileiro. Praticamente “jogando a toalha”, o treinador português afirmou que o Botafogo deve conquistar o Brasileirão.
“Eu já falei sobre isso, acho que o Botafogo tem toda a vantagem para ser campeão, já disse isso acho até depois da forma como eles nos venceram dentro da nossa casa. Não vamos ganhar sempre. Parabéns ao Botafogo, está muito forte, acho que tem tudo para ganhar. Já falei sobre isso, não vale a pena estar a reprisar nisso”.
Durante a entrevista coletiva, Abel analisou a atuação do Palmeiras no confronto contra o Fluminense. Além disso, o português fez um breve comentário sobre a arbitragem, contestando a expulsão do auxiliar João Martins.
“Nós tentamos, sabemos que (Fluminense) tem uma forma de jogar. Acabamos por recuperar uma ou outra bola, mas depois nós fomos eficazes, tivemos chutes dentro da área, mas hoje não fomos eficazes. Hoje, a diferença foi exatamente essa. O gol do adversário saiu de uma bola nossa, em nosso poder. Em relação ao árbitro, vocês têm tempo suficiente para falar disso. Não achei justa a expulsão do João, tendo em conta que 10 minutos antes o (Fernando) Diniz protestou tanto ou mais para o juiz. Mas são decisões, o árbitro é que sabe”.
Abel Ferreira projeta jogo de volta pela Libertadores
Virando a página, o Palmeiras volta a focar na Copa Libertadores da América. Na próxima quarta-feira (9), pelo jogo de volta das oitavas de final, o Verdão recebe o Atlético-MG, no Allianz Parque. Em busca da classificação para a próxima fase da competição, as equipes entram em campo às 21h30 (horário de Brasília). Projetando o duelo contra o Galo, Abel Ferreira falou sobre a preparação da equipe para a partida decisiva.
“Muito simples: com dedicação, trabalho e ajudar os meus jogadores a crescer. É isso que sei fazer, não conheço outro segredo. Trabalhar com afinco, ajudar os jogadores a crescer”.
No jogo de ida, disputado no Mineirão, o Palmeiras levou a melhor. O gol marcado por Raphael Veiga deu uma grande vantagem para o Alviverde, que joga pelo empate diante do seu torcedor. Por outro lado, para o Atlético-MG só a vitória interessa. Sonhando com a classificação para as quartas de final da Copa Libertadores, o Galo precisa vencer por pelo menos um gol de diferença no tempo normal para levar a decisão para os pênaltis.