Nesta terça-feira (22), o duelo entre Argentina x Arábia Saudita abriu a agenda de confrontos do Grupo C da Copa do Mundo de 2022. Assim, Messi abriu o placar para os hermanos; mas viu os sauditas virarem o jogo, fazendo 2 x 1.
Dessa forma, as redes sociais transbordaram críticas à seleção albiceleste. No entanto, parte da torcida da Argentina preferiu fazer comentários racistas contra os jogadores da Arábia Saudita.
Argentinos fazem comentários racistas contra sauditas
Para início de conversa, a enxurrada de comentários racistas teve início ainda com a bola rolando. Assim, enquanto a seleção da Argentina sofria a virada nos gramados cataris, sua torcida destilava maldade nas redes sociais.
Nesta postagem, uma torcedora argentina afirma que Messi deveria fazer os jogadores da Arábia Saudita “limpar suas chuteiras com a língua”, ainda se referindo aos árabes como “negros escravos”.
Além dos sauditas, a torcida argentina já havia entoado canções racistas em pleno Oriente Médio. Assim, ao vivo para uma TV nacional, os torcedores cantaram uma música de cunho pejorativo, zombando das origens africanas que possuem alguns jogadores da seleção da França.
O histórico do comportamento racista da torcida argentina
Aliás, não é de hoje que torcedores argentinos fazem demonstrações públicas de racismo no mundo do futebol. Dessa forma, durante a realização da Copa Libertadores deste ano, a Conmebol chegou a punir equipes argentinas pelo comportamento de sua torcida.
No entanto, a medida parece não ter surtido efeito; tendo em vista que os casos de racismo se tornaram reincidentes, com atenção especial para as agressões de argentinos às torcidas de clubes brasileiros.
Dito isto, a seleção da Argentina anda pensando já na próxima partida. Afinal de contas, a próxima rodada pode ser um jogo de vida ou morte para os hermanos. Assim, a Argentina enfrenta o México no próximo sábado (26), às 16h (horário de Brasília).
Por outro lado, os sauditas celebram a vitória com um feriado nacional decretado em seu país. Assim, a Arábia Saudita enfrenta a Polônia no mesmo sábado (26), às 10h (horário de Brasília).
Foto destaque: Reprodução / Stanley Chou / Getty Images