A seleção belga foi eliminada na fase de grupos da Copa do Mundo 2022 , após empate por 0 x 0, contra a Croácia, na última quinta-feira (1). Um dos principais jogadores do elenco da Geração Belga, Eden Hazard cogitou aposentadoria da seleção.
De acordo com o jornal espanhol ‘Marca’, Hazard deve se aposentar por conta de alguns fatores importantes. A eliminação da equipe na primeira fase da Copa do Mundo 2022 e uma possível reformulação dando início a um novo ciclo da seleção belga. O meia do Real Madrid foi reserva durante a competição e sofreu com problemas físicos.
Com apenas 32 anos, Hazard é um dos importantes nomes da Geração Belga, que desde 2014 chama a atenção do futebol mundial. O camisa 10 da Bélgica, atuou na seleção por 126 oportunidades e marcou 33 gols. O terceiro lugar na Copa do Mundo 2018, na Rússia, foi a melhor campanha da seleção junto com o seu principal jogador.
Fim da Geração Belga
Desde 2014, a Bélgica vem produzindo a melhor safra de jogadores da história do país. Dentre eles, Hazard, De Bruyne, Lukaku, Courtois, Witsel, Alderweireld e Mertens. Portanto, no Catar, a geração demonstrou desgaste e indícios do fim de uma era importante do futebol belga.
Além de Hazard, outros jogadores cogitam aposentadoria da Bélgica
De acordo com o Diário ‘AS’, além de Eden Hazard, jogadores importantes da era de ouro belga seguem no radar da aposentadoria, após a eliminação na primeira fase da Copa do Mundo 2022. Os defensores Alderwireld e Vertoghen, o volante Witsel e o atacante Mertens podem encerrar os seus ciclos com a camisa dos Diabos Vermelhos.
Pode surgir uma nova Geração Belga?
Alguns jovens jogadores belgas estão em destaque no futebol mundial. De Ketaleare, meia de 21 anos do Milan, Jérémy Doku, atacante de 20 anos do Rennes, Lois Openda, atacante de 22 anos do Lens e Zeno Debast, zagueiro de 19 anos do Anderlecht, participaram do elenco da seleção da Bélgica no Catar 2022 e podem fazer parte da possível nova Geração Belga.