Em 2019, o Cruzeiro viveu um dos piores momentos do clube, o rebaixamento. E com isso, o torcedor, é claro, foi o que mais sofreu ao ver esse capítulo triste ser escrito na história do time.
Mesmo que a Série B fosse uma realidade, ainda havia esperança de que a Raposa voltaria logo para a elite do futebol brasileiro. Entretanto, não foi o que aconteceu.
Nos anos 2020 e 2021 o time enfrentou muitas dificuldades e escândalos de corrupção por meio dos dirigentes do Cruzeiro na época. Foram tentativas frustrantes em reanimar o clube que para muitos poderia, sim, acabar.
Ontem, dia 21 de setembro, o Cruzeiro novamente escreveu um episódio em suas páginas heroicas e imortais. Com 68 pontos, o time celeste matematicamente voltou à Série A após uma campanha surpreendente tanto nos gramados como fora deles, nos estádios, através do apoio da torcida.
O recomeço do Cruzeiro
Em abril deste ano, Ronaldo, ex-jogador e revelação do clube, assinou um contrato se tornando oficialmente dono de 90% das ações do clube. A partir disso, a nova gestão comandada pelo empresário teve mudanças fundamentais para que o time pudesse dar a volta por cima. Entre elas, um novo elenco e uma “gestão eficiente”, como diria o próprio empresário.
Um dos destaques com as mudanças foi o técnico Paulo Pezzolano, o uruguaio demonstrou responsabilidade e inteligência ao montar um time com os jogadores que tinha e em pouco tempo, muitos, que não demonstravam confiança, conquistaram o torcedor.
Em 31 jogos de Série B, o Cruzeiro venceu 20 partidas e teve apenas três derrotas. A Raposa também teve a melhor campanha como mandante no campeonato, foram 14 vitórias dentro de casa e dois empates.
E por falar em recordes, o time celeste é dono do acesso mais rápido da história da Série B ao garantir a vaga para a elite na 31ª rodada. Outros times como Corinthians (2008), Portuguesa (2011) e Palmeiras (2013) conquistaram o acesso na 32ª rodada.
A torcida que já estava em festa nos últimos jogos, já acreditava que o time iria garantir o acesso. Segundo o clube, foram 59.204 torcedores presentes no estádio para prestigiar a equipe. E com o Mineirão lotado, o elenco estava muito motivado para fazer daquele dia um marco.
O Vasco, adversário da noite de ontem, até tentou demonstrar perigo no início do jogo, mas não conseguiu impedir os ataques do Cruzeiro. Filipe Machado, Edu e Luvannor balançaram a rede para a alegria dos torcedores.
Machado, que nos últimos jogos já buscava marcar gols, dessa vez, conseguiu em um chute de fora da área abrir o placar. Edu, artilheiro do campeonato, também deixou o dele. Já para fechar, Luvannor aproveitou o passe de Cipriano e mandou para o fundo da rede, terminando o jogo em 3 x 0.
🔙 ESTAMOS DE VOLTA! 🇦 pic.twitter.com/mRT5DgRYf4
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) September 22, 2022
Durante as comemorações, Ronaldo agradeceu ao elenco, a gestão do clube e aos torcedores, mas garantiu que há limitações e é preciso pensar no próximo ano, pois ainda há dificuldades a serem enfrentadas.
“Não podemos esquecer da imensa dificuldade que vamos enfrentar financeiramente. Mas a gente vai dar um jeito, a gente tem uma equipe talentosa demais e vamos compensar a falta de dinheiro com nosso sacrifício, nosso esforço e nosso talento”. Disse Ronaldo em entrevista à Globo.
O campeonato, que ainda não acabou, pode também ser marcado pela conquista da taça da 2ª divisão do clube, caso o time continue com o bom aproveitamento. Ainda que o Cruzeiro tenha outros desafios para 2023, enquanto isso, o momento é de alívio e alegria em ver novamente e equipe no lugar onde não deveria ter saído, na Série A.