Nesta quarta-feira (16), uma notícia triste para o mundo do futebol. O árbitro francês Johan Hamel faleceu após sofreu um derrame durante a sessão de treinamentos, informa a União Francesa de Árbitros de Futebol, a SAFE.
Segundo informações do jornal francês L'Équipe, Hamel participava dos treinamentos de rotina na última terça-feira (15), quando sofreu um acidente vascular cerebral e não resistiu.
O veterano árbitro de 42 anos costumava apitar jogos na Ligue 1, com o último trabalho no dia 13 de novembro como assistente no VAR na partida entre Paris Saint Germain e Auxerre.
L’arbitrage est en deuil. Nous apprenons le décès de notre Collègue et Ami, Johan HAMEL, arbitre de Ligue 1, à l’âge de 42 ans. A sa Famille, ses Proches et Amis, le SAFE et les Arbitres adressent leurs plus profondes condoléances. Johan, tu nous manqueras. pic.twitter.com/qhzVKHYLrN
— SAFE (@ArbitresSAFE) November 16, 2022
Conheça a carreira do árbitro Johan Hamel
O árbitro francês fez a estreia na Ligue 1 na temporada 2016/15, sendo mais de 130 jogos na carreira apenas na primeira divisão do país. No entanto, iniciou os trabalhos na arbitragem em 2011, nas divisões inferiores até chegar à elite.
Em toda a sua carreira, Johan Hamel apitou em mais de 300 jogos profissionais e estava iniciando a transição para os jogos internacionais de clubes. Na última rodada da fase de grupos da UEFA Champions League 2022/23, no dia 2 de novembro, fez a sua estreia na competição continental como quarto árbitro.
No entanto, contava com uma curta experiência com amistosos internacionais, quando foi o responsável pela arbitragem em Lituânia x Irlanda do Norte no dia 2 de setembro de 2021. Aliás, a partida foi marcada por muita confusão, com três pênaltis marcados e seis cartões amarelos na vitória dos norte irlandeses por 4 x 1 nas Eliminatórias Europeias da Copa do Mundo 2022.
Além disso, também esteve presente em duas partidas da UEFA Nations League 2022/23, na vitórias da Eslováquia por 1 x 0 contra Belarus no dia 3 de junho de 2022, além do triunfo da Moldávia por 2 x 0 diante de Liechtenstein, que foi realizado no dia 25 de setembro de 2022.
Na atual temporada, Hamel participou de nove jogos na França, sendo oito na Ligue 1 e um na Ligue 2. O último trabalho dentro de campo foi no dia 6 de novembro, na partida entre Lille x Rennes. Além disso, esteve em PSG x Auxerre na última rodada antes da pausa para a Copa do Mundo 2022, mas como árbitro de vídeo.
Homenagens à Johan Harmel
Na publicação feita pela SAFE em suas redes sociais, a federação comunica o falecimento de Johan Harmel, lamentando o ocorrido e presta condolências aos familiares e amigos. “Vamos sentir a sua falta”, finaliza na publicação.
Além disso, o lendário árbitro Pierluigi Collina também lamentou a morte de Johan Harmel. “O mundo da arbitragem e todos os árbitros aqui da Copa do Mundo da FIFA no Catar estão unidos em luto pela morte inesperada de nosso colega”, disse Collina e completa enviando as condolências aos familiares.
Polêmica com Neymar
O árbitro Johan Harmel conta com algumas polêmicas em sua carreira. A marcante para os brasileiros aconteceu em 2019, na partida entre PSG x Strasbourg.
Na ocasião, Neymar sofreu muitas faltas duras e precisou sair de campo com uma contusão no quinto metatarso do pé direito, precisando ficar afastado por quatro meses.
Alguns torcedores acusaram o árbitro de permitir muitas faltas no jogador, não punindo os atletas pelas infrações ou controlando o jogo para evitar alguma lesão.