Árbitros brasileiros estreiam na Copa do Mundo

Além da Seleção Brasileira representar o Brasil na Copa do Mundo no Catar, a arbitragem também contará com alguns brasileiros. Dessa forma, logo na primeira rodada já foi possível conferir os melhores árbitros brasileiros em ação.

Árbitros brasileiros na Copa do Mundo

Um dos principais nomes da arbitragem brasileira, fez sua estreia nesta segunda-feira (21), na vitória da Inglaterra sobre o Irã por 6 x 2. O juiz Raphael Claus de 43 anos, com Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Danilo Ricardo Simon Manis apitaram seu primeiro jogo de Copa do Mundo. 

O árbitro de Santa Bárbara d'Oeste, interior de São Paulo, compõe o quadro da Federação Paulista, e em 2014 também entrou para a FIFA. Assim, apitou jogos importantes como a final da Copa Sul-Americana, Copa do Brasil e jogos das Eliminatórias para a Copa. Sendo assim, em 2018 foi eleito o melhor árbitro do Brasileirão.

Antes de ir ao Mundial, apitou seu último jogo no Brasil em 6 de novembro, no duelo entre Coritiba e Flamengo, onde o rubro-negro perdeu de 1 x 0, com gol de Alef Manga.

Além de Claus, a CBF também mandou Wilton Pereira Sampaio, que também será árbitro principal. Da mesma forma, fez sua estreia nesta segunda-feira (21), na partida entre Senegal e Holanda, auxiliado por Bruno Boschilia e Bruno Raphael Pires.

Pela primeira vez, mulheres apitarão jogos da Copa do Mundo

A FIFA trouxe uma grande novidade para a Copa do Mundo no Catar, será a primeira edição que mulheres poderão apitar jogos do Mundial. Apesar de muitas criticas a Federação Internacional, eles acertaram em colocar mulheres para apitar alguns jogos da competição masculina em um país onde restringe os direitos das mulheres.

Serão seis arbitras na equipe da FIFA para a Copa, e uma delas é a brasileira Neuza Back.

“É um momento em que a gente fala tanto de machismo e de preconceito, e a gente tem esse exemplo positivo da Fifa estar levando mulheres pra Copa do Mundo, incluindo mulheres no meio desse esporte que o pessoal adora tanto e é tão apaixonado que é o futebol”, diz Neuza Back.

Além disso, Pierluigi Collina, presidente da comissão de arbitragem da FIFA, destacou na última sexta-feira (18) que a arbitragem feminina poderá apitar jogos das seleções árabes.

“Desde o dia em que divulgamos a lista dos árbitros tenho dito que o que é novo sempre capta atenção e interesse. Insisto, todos os juízes estão aqui como parte da Fifa e prontos para arbitrar todos os tipos de jogos. Sempre, claro, com base no desempenho e na experiência”, afirmou Collina

Contudo, o jogo de abertura da Copa entre Catar e Equador, o italiano Danielle Orsatto que esteve em campo para supervisionar a partida.

Carolina Castro Carolina Castro

Tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Desde criança desenvolvi o gosto por esporte e por isso escolhi ser jornalista. Foi a profissão que me deixou mais próxima daquilo que mais amo: falar e escrever sobre esporte.

[blocksy_breadcrumbs]