Faltando 13 dias para a Copa do Mundo, Tite divulgou a lista dos convocados na tarde desta terça-feira (7) para a Copa do Mundo do Catar. Dessa forma, foram notadas algumas ausências entre os 26 jogadores.
Com nove atacantes: Antony (Manchester United), Rodrygo (Real Madrid), Vini Jr (Real Madrid), Neymar (PSG), Raphinha (Barcelona), Pedro (Flamengo), Gabriel Jesus (Arsenal), Richarlison (Tottenham) e Gabriel Martinelli (Arsenal). Nomes como Gabigol, Matheus Cunha e Roberto Firmino foram notados que não estavam na lista oficial da convocação da Seleção Brasileira.
Nesse sentido, a ausência de Firmino foi uma grande surpresa por ser um dos nomes mais constantes durante o comando do Tite na Seleção. O atacante também é um dos principais jogadores para Jürgen Klopp, técnico do Liverpool.
O camisa 9, já soma 19 jogos, 8 gols e 4 assistências na temporada. No Brasil, já foram 55 jogos e 17 gols e vale ressaltar, que tem um gols em quatro jogos da Copa do Mundo. O atacante defendeu as cores verde e amarelo em 2018 na Rússi, balançou as redes uma vez nas oitavas de final contra o México.
Tem atacante que tá 9 jogos sem fazer gol, tem atacante que vai estar voltando de lesão, tem meia que nem em campo vai pisar -como não pisou no ciclo todo-, tem lateral aposentado
Não levou o Firmino por incompetência, simples. Merecimento não é desculpa NUNCA
— Somos Liverpool 🇧🇷 (@Somos_Liverpool) November 7, 2022
Os fãs do Liverpool fizeram até uma comparação entre Firmino e Richarlison, ambos jogam pela Premier League e defende times rivais na competição. O atacante dos Reds tem um bom início de temporada com 8 gols e até o momento o Pombo, que atua pelo Tottenham, não balançou as redes nenhuma vez.
Roberto Firmino vs Richarlison this season… if I speak 🤫 pic.twitter.com/Ha8Q4lq7r6
— Anything Liverpool (@AnythingLFC_) November 7, 2022
When Firmino starts vs When Richarlison starts pic.twitter.com/shCdywOrx7
— LFC Transfer Room (@LFCTransferRoom) November 7, 2022
Paulo Cobos critica Tite por ausência de Gabigol
Um dos principais nomes do futebol brasileiro e da equipe do Flamengo, Gabriel Barbosa, tem 68 jogos, 31 gols e 5 assistências na temporada 2022, e tem sido motivo de questionamento para algumas pessoas pela ausência do jogador na lista oficial do Tite. Dessa forma, o jornalista Paulo Cobos fez críticas ao técnico da Seleção Brasileira por deixar de fora “o melhor jogador do futebol brasileiro nos mais de quatro anos do ciclo entre os Mundiais da Rússia e do Qatar.”
Com isso, o jornalista também trouxe números do atacante rubro-negro que comprova sua crítica ao técnico. Em 2018, Gabigol foi o artilheiro do Brasileirão jogando pelo Santos, e após a Copa da Rússia, já balançou as redes 151 vezes. Nenhum atacante convocado para a Copa de 2022 tem esse número e ainda, Gabriel marcou em três finais de Libertadores
Tite nunca mostrou entusiasmo com Gabigol. Ao deixá-lo fora da Copa, também parece ignorar o que aconteceu no futebol brasileiros nos últimos 4 anos e meio. – concluí.
Imagem: Seleção Brasileira/CBF