Atacante de Marrocos doa salário para famílias carentes

Ao chegar pela primeira vez em uma semifinal de Copa do Mundo do Catar, a seleção de Marrocos deixa a sua marca na história do futebol.

Atacante de Marrocos doa salário para famílias carentes

Do mesmo modo, o atacante marroquino, Hakim Ziyech, é um dos destaques na competição e não brilha apenas dentro de campo.

Segundo o professor Khaled Beydoun, da Universidade Estadual de Wayne, em Detroit (EUA), o jogador do Chelsea doa seu salário que ganha com a seleção nacional para os funcionários da equipe e famílias carentes de Marrocos, desde 2015.

Ziyech, nasceu na Holanda, mas optou por defender a seleção marroquina, país de origem dos seus pais. O atacante já jogou no Ajax de 2016 até 2020, onde somou 165 partidas, com 49 gols e 72 assistências. Em 2020, o clube neerlandês vendeu o jogador marroquino por 40 milhões de euros para o Chelsea. No The Blues já soma 92 jogos, com 14 gols e seis passes para gol.

E nesta Copa do Mundo no Catar, o jogador tem cinco jogos, com um gol e uma assistência. Após a excelente campanha que apresenta no torneio, com certeza os maiores clubes estarão de olho no atacante do Chelsea.

Marrocos primeira seleção africana em uma semifinal de Copa

A melhor campanha de uma seleção africana tinha sido de Camarões, que chegou nas quartas de final em 1990, na Copa da Itália. Do mesmo modo, Senegal repetiu o desempenho em 2002, no Japão/Coreia do Sul e Gana em 2010, na Copa do Mundo na África do Sul.

Nesta edição, fora Marrocos que passou para a fase mata-mata, Senegal chegou até as oitavas de final, mas caiu para a Inglaterra por 3 x 0. Os demais, Tunísia, Camarões e Gana não passaram da primeira fase.

Já a seleção marroquina venceu a Espanha nas oitavas de final nos pênaltis. Após empatar em 0 x 0 no tempo normal e na prorrogação, os espanhóis perderam de 3 x 0 para Marrocos nas penalidades.

Do mesmo modo, nas quartas de final, os africanos superaram a equipe de Cristiano Ronaldo e Bruno Fernandes, onde fizeram um gol ainda no primeiro tempo e conseguiram impedir dos portugueses balançarem as redes do gol de Yassine Bounou. Sendo assim, garantiram a vaga para a semifinal da Copa do Catar.

Desse modo, a equipe de Morrocos apresentou a melhor campanha de uma equipe africana e árabe em uma Copa do Mundo. Agora, os marroquinos têm mais um duelo difícil contra um europeu, precisam superar a atual campeã da competição, a seleção francesa. 

Carolina Castro Carolina Castro

Tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Desde criança desenvolvi o gosto por esporte e por isso escolhi ser jornalista. Foi a profissão que me deixou mais próxima daquilo que mais amo: falar e escrever sobre esporte.

[blocksy_breadcrumbs]