Athletico-PR e Coritiba divulgam nota sobre falas xenofóbicas no julgamento do TJD/PR

Na última quarta-feira (1), um auditor de TJD/PR proferiu falas xenofóbicas contra os treinadores portugueses que atuam no Brasil. O julgamento em questão era do treinador do Coritiba, António Oliveira, que é português, devido a uma confusão generalizada durante o Athletiba, quando ele foi expulso. O auditor ainda direcionou suas críticas ao treinador Abel Ferreira, do Palmeiras, que não tinha relação alguma ao julgamento.

As imagens mostram Rubens Dobranski falando na presença de António Oliveira que “os técnicos portugueses querem marcar território no Brasil” e após isso citou Abel Ferreira também, para justificar sua fala. O treinador do Coritiba respondeu o auditor dizendo que “Eu na vida não olho cultura, raças ou nacionalidades” mostrando clara reprovação pela atitude de Rubens; veja o que disse:

“Os técnicos portugueses que estão atuando no Brasil, parecem que estão querendo marcar território. É o caso do técnico do Palmeiras, que chuta balde d’água, chuta microfone, é sempre advertido com cartão amarelo. E se não me engano, quando o senhor chegou aqui no Coritiba, não sei dizer se foi na quarta ou na quinta rodada, já cumpriu suspensão por três cartões amarelos, confere isso?”.

Athletico-PR e Coritiba repudiam atitude de auditor to TJD/PR

Mediante à atitude preconceituosa de Rubens Dobranski, Athletico-PR e Coritiba se uniram e publicaram uma nota de repúdio em conjunto condenando o ocorrido. Na nota, os clubes consideram “ato preconceituoso direcionado ao profissional é inadmissível em qualquer situação ou contra qualquer pessoa.”; veja a nota completa:

O Coritiba publicou também que o auditor foi afastado de todas as suas funções no TJD/PR e que com essa medida os clubes se fortalecem para não ocorrerem mais para “atos racistas, xenófobos ou de qualquer outra natureza discriminatória.”, disse a nota. O Palmeiras também se pronunciou em uma nota através do seu Instagram, já que Rubens Dobranski citou o treinador da equipe, Abel Fereira confira:

Athletico-PR e Coritiba divulgam nota sobre falas xenofóbicas no julgamento do TJD/PR
Foto: Instagram/Palmeiras

O treinador António Oliveira foi absolvido em seu julgamento e não pegará uma suspensão maior do que uma partida, prevista pelo cartão vermelho. Rubens Dobranski está afastado de suas atividades, como informamos, após uma atitude xenofóbica em um ambiente que possui tantos estrangeiros contribuindo como é o futebol brasileiro.

O Coritiba volta a campo no próximo domingo (5), contra o Cascavel, a partir das 16h (horário de Brasília), fora de casa. Já o Athletico-PR joga no sábado (4) contra o São Joseense, às 16h (horário de Brasília), também longe de seu estádio. Ambas as partidas são válidas pelas quartas-de-final do Campeonato Paranaense, jogo de ida.

Henrique Duarte Henrique Duarte

Olá, meu nome é Henrique Duarte. Sou estudante de jornalismo e apaixonado por futebol. Essa paixão foi o que me trouxe até aqui para traduzir em palavras como pode ser mágico esse esporte.

[blocksy_breadcrumbs]