Na última terça-feira, o Cruzeiro. Após algumas semanas de negociações, depois do jogador conseguir sua rescisão de contrato com a Raposa, a contratação foi anunciada oficialmente pelo Galo através de suas redes sociais.
Rafael assinou contrato com o Atlético-MG por três temporadas, e assim como aconteceu nas contratações do atacante Diego Tardelli e do técnico Jorge Sampaoli, quem confirmou a contratação foi o presidente do clube, Sérgio Sette Câmara. Aos 30 anos, Rafael foi revelado no Cruzeiro, único clube em que defendeu na carreira.
Antes de ser contratado pelo Galo, Rafael teve seu nome especulado em diversos clubes do futebol brasileiro, como Palmeiras, Grêmio. Primeiramente, o Grêmio negociou com o goleiro, e após estar muito próximo de um acerto, a pedida salarial do jogador foi muito acima do que o clube gaúcho pretendia pagar na ocasião.
???????? É NOSSO! @goleiroRafael12 https://t.co/gGKrTYGdMX pic.twitter.com/kVNgN31cSt
— Atlético (@Atletico) March 3, 2020
Depois disso, o Corinthians realizou uma sondagem, principalmente após as especulações sobre uma saída de Walter, mas nada de oficial chegou ao Cruzeiro ou ao empresário do atleta. Por último, o Palmeiras manteve contato com Rafael, e após uma primeira proposta oficial, houve divergências sobre o status no clube paulista: Rafael exigia mais tempo de jogo do que foi proposto pelo clube paulista.
Agora, o Atlético-MG chegou a um acordo com o jogador, que chega com o status de titularidade nesta temporada. Concorrendo pela posição, estão o jovem Michael, e Victor, que vem buscando sua melhor fase desde que se lesionou, no meio de 2019.