O ano de 2022 ainda não acabou, mas a diretoria do Atlético-MG começou os trabalhos para a temporada de 2023. Na última segunda-feira (14), o clube anunciou a saída do técnico Cuca. Agora, analisa o mercada para um substituto e definiu o perfil ideal para o próximo ano.
A ideia principal da diretoria do Galo é evitar os erros cometidos na temporada 2022, quando Cuca também deixou o comando e a equipe precisou contratar um substituto. Após algumas negociações frustradas, como Jorge Jesus, o time fechou com o argentino Antonio Mohamed, sem experiência com o futebol brasileiro.
Entretanto, após 45 jogos, conquistando 27 vitórias, 13 empates e cinco derrotas, Mohamed foi demitido em julho de 2022. Em seguida, Cuca retornou ao comando da equipe.
Atlético-MG define perfil de técnico
A diretoria do Atlético-MG analisa alguns profissionais nacionais e estrangeiros, mas a ideia e o perfil ideal é um treinador com experiência no futebol brasileiro. Bem como alguém que aceite trabalhar com uma comissão fixa. Assim, três nomes surgem como candidatos para comandar a equipe mineira em 2023.
Considerado como o caminho mais fácil entre os candidatos, Eduardo Coudet está livre no mercado desde o começo de novembro de 2022, quando deixou o comando do Celta de Vigo, na Espanha.
O argentino fez ótimo trabalho no Internacional em 2020, mesmo que em pouco tempo de trabalho. O Colorado liderava o Campeonato Brasileiro Série A 2020, até que deixou a equipe em novembro, quando aceitou a proposta do Celta de Vigo, ficando no comando por dois anos.
Além disso, outro ponto positivo para uma contratação de Coudet, é que o argentino trabalhou com Zaracho, Nacho Fernandez, Cristian Pavón.
Outro nome que vem sendo cotado para comandar o Atlético-MG é Fernando Diniz. Contudo, é considerado uma contratação difícil, visto que ainda possuí contrato com o Fluminense. Além disso, a tendência é que Diniz renove com a equipe carioca, aguardando apenas o resultado das eleições no clube para assinar um novo acordo.
A ótima temporada do Tricolor Carioca, que terminou na 3ª colocação do Brasileirão Série A 2022, garantiu uma vaga para a fase de grupos da Libertadores 2023. Assim, Diniz vem participando do planejamento da próxima temporada, com contratações, renovações e saídas de alguns jogadores.
Por fim, Juan Pablo Vojvoda também é um nome que está sendo analisado pelo Atlético-MG. Contudo, é considerado uma negociação difícil. Afinal, o argentino pertence ao Fortaleza, mas após ótimo trabalho em duas temporadas, levando o Leão do Pici para sua segunda Libertadores, vem chamando a atenção de outras equipes. Segundo algumas informações do mercado da bola, Corinthians e Vasco da Gama também estão interessados no técnico.
O Atlético-MG quer fechar com um novo treinador rapidamente para iniciar o planejamento para a temporada 2023. Com uma campanha irregular na competição, abaixo do desempenho esperado, principalmente após as contratações, o Galo garantiu a vaga para a Pré-Libertadores 2023, começando o ano com uma decisão importante na competição.