Autor do gol que decretou a vitória do Campeonato Brasileiro.
Após o triunfo obtido contra o Operário, no estádio Germano Kruger, em Ponta Grossa, o técnico Roger Machado comentou, em sua entrevista coletiva, a respeito das virtudes que Elias agrega ao time.
“A entrada do Elias nos dá a condição de termos um jogador agudo, diferente do Campaz, que, nos últimos jogos, não tem conseguido repetir as boas atuações que teve até a final do Gauchão. Mas faz parte e a gente vai tentando pegar o melhor momento de cada atleta”, explicou o comandante gremista.
Natural de Campinas/SP, Elias Manoel está no Grêmio desde janeiro de 2018. A capitação do atleta por parte do clube Gaúcho se deu após o destaque obtido pelo jovem atacante de 20 anos em um amistoso realizado pelo Guarani, clube que defendia na ocasião, justamente contra o Tricolor.
Após obter destaque na Copa Santiago sub-17, quando foi o artilheiro da competição, com sete gols, levando o Grêmio à conquista do torneio, Elias ganhou notoriedade na temporada passada, quando, juntamente com Pedro Lucas e Bitello, conquistou o Brasileirão de Aspirantes pelo Tricolor Gaúcho, novamente sendo o artilheiro, desta vez, com 12 gols marcados nos treze jogos realizados pela equipe.
Em 2021, antes mesmo de todo o destaque obtido no Campeonato Brasileiro de Aspirantes, Elias chegou a despertar o interesse de equipes do mercado interno. Conforme apurado, no primeiro semestre da temporada passada, Botafogo e Fortaleza realizaram sondagem com o intuito de tentar viabilizar a contratação do jogador por empréstimo, prontamente rechaçada pela direção gremista.
Elias possui contrato com o Grêmio até o final de 2024 e multa rescisória fixada em 100 milhões de euros para o mercado externo. O Tricolor Gaúcho é detentor de 70% dos direitos econômicos do atacante de 20 anos.