O Bahia aprovou a inclusão da SAF após reunião do Conselho Deliberativo do clube. A partir de agora a Sociedade Anônima do Futebol está no estatuto do clube e os próximos passos acontecerão em breve.
O atual presidente do Conselho, Leonardo Martinez, divulgou um cronograma do processo de implantação da SAF com datas e quais reuniões acontecerão daqui até o fim do ano.
Segundo Leonardo Martinez, serão quatro reuniões ao todo, sendo duas com a presença da Diretoria Executiva e do jurídico externo do Bahia, que acompanharam todo o processo até o momento.
Cronograma SAF do Bahia
Na próxima sexta-feira (11), acontece a primeira reunião com a presença da Comissão Jurídica e Comissão Provisória da SAF. As comissões apresentarão seus relatórios formalmente para o Conselho.
Já no dia 26 haverá uma AGE (Assembleia Geral Extraordinária) para confirmar a alteração no estatuto pelos sócios, conforme aprovada pelo Conselho Deliberativo no dia 3 desse mês.
⚠ Assembleia Geral que votará a adequação do estatuto tricolor à Lei da SAF será dia 26 e divulgamos hoje a lista preliminar de sócios aptos. Poderá participar quem estiver regularizado até quinta-feira. Leia mais aqui ➡️ https://t.co/52Nl2iwXUa #AssociouBrocou pic.twitter.com/NC2doHrZ7O
— Esporte Clube Bahia (@ECBahia) November 7, 2022
Mais uma etapa será até o dia 29, quando o Conselho Deliberativo entregará o seu parecer final após a análise dos relatórios.
Por fim, no dia 10 de dezembro, ficou definido pela mesa do Conselho e pelo Diretoria executiva, a data para a da Assembleia Geral para o julgamento da proposta, na qual o sócio decidirá de forma definitiva sobre a proposta da SAF e determinará o futuro do Bahia.
A SAF do Bahia
A proposta para o Esquadrão de Aço se tornar SAF é do City Football Group, popular mente conhecido como “Grupo City” aqui no Brasil. O Grupo fez uma proposta de R$ 700 milhões por 90% do clube, assumindo uma dívida de cerca de R$ 300 milhões. Dessa forma, 10% da instituição fica com o clube associativo.
Caso o sócio torcedor, com o Conselho Deliberativo, decida por aprovar a SAF, o Bahia será o 12º clube sob administração do Grupo City. O potente grupo conta com clubes como Girona da Espanha, Palermo da Itália, além é claro do principal nome do grupo, o Manchester City.
O Esquadrão de aço conseguiu o acesso à Série A do Brasileirão no último domingo (6) e agora aguarda definição da SAF para planejar seu 2023.