Na última quarta-feira (22), a equipe do Bahia sofreu uma dura derrota no mais tradicional clássico interestadual do futebol nordestino. Dessa forma, o Tricolor visitou o Sport Recife na Ilha do Retiro; e saiu de campo derrotado pelo extenso placar de 6 x 0. Dessa maneira, os números do Esquadrão preocupam neste início de temporada; principalmente relacionado a gols marcados, sofridos e saldo de gols na Copa do Nordeste.
O time tricolor disputa a fase de grupos da Copa do Nordeste, no grupo B da competição. Ao lado do Esquadrão nesta chave estão as equipes do Ceará, ABC, Sergipe, Náutico, CSA, Santa Cruz e Campinense. Ou seja, o Tricolor é a única equipe da Série A do Brasileirão no grupo; mas ocupa a lanterna da tabela.
O início de temporada do Bahia
O Bahia teve um início de temporada cercado de expectativas, após a transação envolvendo o clube tricolor e o Grupo City no fim de 2022. Assim, a sequência de reforços anunciados no elenco do Esquadrão deixou a torcida confiante de que a equipe dirigida pelo português Renato Paiva iria corresponder em campo.
No entanto, não é isso que os torcedores tricolores observam nos jogos do Bahia. Aliás, a goleada sofrida para o Sport não condiz com o retrospecto da equipe, ao menos em sua trajetória na disputa do Campeonato Baiano. No estadual, o Esquadrão lidera com folga a tabela de classificação: tem 21 pontos somados, contra 16 da vice-líder Juazeirense.
Embora seja líder na disputa estadual, o Bahia tem números ofensivos fracos; e não é absoluto quando falamos em ter o melhor ataque da competição. Assim, o Bahia tem os mesmos 12 gols marcados que a Juazeirense e a Jacuipense; respectivamente vice-líder e terceira colocadas no Campeonato Baiano.
Quando olhamos para os números do desempenho do Bahia na Copa do Nordeste, as coisas ficam mais preocupantes para a equipe tricolor: o time é o lanterna de seu grupo, com apenas quatro pontos somados em cinco partidas disputadas. Dito isso, a campanha do Esquadrão se resume a apenas um triunfo, um empate e três derrotas.
Bahia tem o pior saldo de gols da Copa do Nordeste
Assim, o Bahia segue com grandes dificuldades na disputa da Copa do Nordeste. Em sua participação na disputa do Nordestão 2023, o Tricolor foi a campo em cinco oportunidades. Foi derrotado em três delas, empatou em outro jogo e apenas uma partida foi ganha pelo Esquadrão. Ou seja, o único triunfo na competição regional foi em cima da equipe do Atlético Alagoinhas, onde o Bahia marcou 2 x 1 fora de casa contra os mandantes.
Fora esse único resultado positivo, o Bahia amargou derrotas para Sport Recife (6 x 0 fora de casa), Fortaleza (3 x 0 em plena Arena Fonte Nova) e Sampaio Corrêa, na estreia (1 x 0 em São Luís). Por fim, o único empate foi contra o Ferroviário: 2 x 2 em Salvador.
Dito isso, é impossível não perceber que o Bahia tem, de longe, a pior defesa da competição, com 13 gols sofridos. O ataque, por outro lado, não foge da mesma realidade: embora não seja o pior, está entre os cinco piores em termos de gols marcados na competição. Dessa maneira, as contas são claras: o Esquadrão tem o pior saldo de gols da Copa do Nordeste, com nove gols negativos de saldo.
E por falar em futebol nordestino… e o Brasileirão 2023?
Enquanto luta para acertar a equipe neste momento da temporada; o Bahia segue se reforçando, com o objetivo de melhorar a qualidade técnica do plantel para a disputa do Brasileirão. Aliás, nesta temporada de 2023 teremos apenas duas equipes nordestinas na disputa da Série A do Campeonato Brasileiro: Bahia e Fortaleza.
Enquanto o Laion segue para sua segunda participação seguida na Libertadores; o Esquadrão retorna à elite do Brasileirão, com grandes promessas para o restante do ano. Por fim, os dois tricolores nordestinos se enfrentam nas nona e 28ª rodadas do Brasileirão, que inicia dia 15 de abril.
Foto destaque: Felipe Oliveira / EC Bahia