Com quatro etapas concluídas do calendário 2021 até aqui, o começo da Fórmula 1 na Band parece animador para a emissora, que chegou a atingir picos de 6 pontos de audiência no horário, ficando na média de 4 quando da transmissão das provas aos domingos.
No entanto, a Globo ainda segue como grande líder de audiência nos horários e comprova que ainda é a melhor vitrine para eventos esportivos nas telinhas. Mesmo assim, como já destacamos, a principal categoria do automobilismo mundial disparou a audiência da Band desde sua estreia, no final de março.
Segundo informações da coluna de Gabriel Vaquer – do site UOL, a Band cresceu 300% sua audiência com a F1, mas a categoria perdeu 55% de audiência sem a Globo à frente das transmissões.
Na última prova disputada na Espanha, a Band venceu o SBT e a Record – ficando atrás apenas da Globo no horário da corrida, que para os padrões da emissora paulista, são excelentes. Durante a semana, apenas programas como Jogo Aberto, Brasil Urgente e Jornal da Band marcam índices semelhantes ao da Fórmula 1.
Mesmo com a categoria tendo perdido audiência se comparado ao último ano, onde na Globo atingia picos de 9 pontos, a Liberty Média – dona da F1 acredita que a ida para a Band foi um bom negócio, visto que a emissora paulista transmite também os treinos classificatórios aos sábados, coisa que a Globo não fazia mais há algum tempo.
Isso sem falarmos da comemoração no pódio, após a bandeirada, que deixou de ser transmitido pela emissora dos Marinho desde 2018 na TV aberta.
Modelo de negócio
O modelo de parceria entre Liberty Media e a Band é uma espécie de sociedade, onde tudo que for arrecadado em patrocínios é dividido meio a meio. No atual momento, a Band já conta com quatro patrocinadores fechados para a categoria no Brasil, sendo eles: Banco do Brasil, Claro, Heineken e Philco.
Próximo GP da F1 é em Mônaco
A próxima etapa do calendário 2021 da F1 será o GP de Mônaco, no próximo final de semana, dias 22 e 23 de maio. Vamos acompanhar os treinos e traremos aqui as novidades da corrida em Monte Carlo, a mais charmosa da F1.