No fim da tarde desta quinta-feira (9) o Red Bull Bragantino emitiu comunicado oficial, informando a demissão de Maurício Barbieri. O clube agradeceu o treinador pelos serviços prestados desde 2020.
No comunicado, o Bragantino também informou que o auxiliar Cláudio Maldonado e o preparador físico Gustavo Araújo também deixam o clube. Na última rodada do Brasileirão, quem comandará o time será Márcio Freitas um dos auxiliares técnicos da comissão.
Chega ao fim uma passagem de mais de dois anos do treinador no comando do Massa Bruta. Ele era o treinador com mais tempo no cargo em um mesmo clube, no Brasil. O segundo treinador a mais tempo no comando de uma equipe é Abel Ferreira, que agora assume o posto de treinador mais longevo.
Informamos que Mauricio Barbieri não é mais técnico do Red Bull Bragantino.
Agradecemos ao treinador pelo trabalho realizado desde 2020 e desejamos sucesso na sequência de sua carreira. pic.twitter.com/4uEpCn33ms
— Red Bull Bragantino (@RedBullBraga) November 10, 2022
Barbieri não resistiu à goleada de 6 x 0 que o Bragantino sofreu do Fortaleza. Além disso, o clube do interior paulista chegou a ficar nove partidas sem vencer pelo Brasileirão, fazendo com que o Bragantino não saísse do meio da tabela, correndo risco de ficar fora até mesmo da Sul-americana. Faltando uma rodada para o fim do Brasileirão, o Braga ocupa a 14ª posição com 44 pontos.
A torcida já cobrava um desempenho melhor do time, que ano passado chegou à final da Sula e se classificou para a Libertadores. Já em 2022 o clube do interior paulista não passou nem perto de repetir o rendimento. O time acabou eliminado da Libertadores e como foi o último do grupo, não foi sequer para a Sul-Americana.
Nas competições nacionais, o Red Bull Bragantino também não foi muito bem. Pela Copa do Brasil o time não passou da terceira fase, eliminado para o Goiás, nos pênaltis. Já pelo Brasileirão, a incômoda 14ª posição, pode deixar o time fora de competições internacionais depois de dois anos disputando.
O Red Bull Bragantino de Maurício Barbieri
A passagem de Maurício Barbieri pelo clube de Bragança Paulista termina com 160 jogos, 64 vitórias, 46 empates e mais 50 derrotas. O aproveitamento dele pelo Bragantino foi de 49,58%. Apesar de ter passado perto em 2021, o técnico não alcançou nenhum título nesses dois anos à frente do time.
Na temporada 2022, foram 58 jogos, com apenas 20 vitórias, 15 empates e 23 derrotas. Ou seja, o aproveitamento foi abaixo do geral, com apenas 43,10%. Além disso, marcou 77 gols, mas sofreu 78.
O Red Bull Bragantino encerra a temporada no próximo domingo (13), no Estádio Nabi Abi Chedid, casa do Massa Bruta, contra o Fluminense.