Nesta segunda-feira (19), Karim Benzema anunciou sua aposentadoria da seleção francesa. Após se lesionar e ficar fora da Copa do Mundo, o francês acompanhou de longe a França chegar na segunda final seguida, contudo perdeu para a Argentina nos pênaltis.
Benzema anuncia aposentadoria da seleção francesa
O camisa 9 do Real Madrid, completa 35 anos nesta segunda-feira (19) e usou essa data para anunciar o fim de um ciclo em sua carreira profissional no futebol.
“Eu fiz o esforço e os erros necessários para estar onde estou hoje e tenho orgulho disso! Escrevi minha história e a nossa acaba” – escreveu.
J’ai fait les efforts et les erreurs qu’il fallait pour être là où je suis aujourd’hui et j’en suis fier !
J’ai écrit mon histoire et la nôtre prend fin. #Nueve pic.twitter.com/7LYEzbpHEs— Karim Benzema (@Benzema) December 19, 2022
Vale lembrar que Benzema voltou a jogar na Seleção Francesa depois que o presidente da federação Noel Le Graet o afastou por seis anos, após ser acusado de extorsão e chantagem para não divulgar um vídeo íntimo do meio-campista Mathieu Valbuena.
O camisa 9 não jogava pela seleção desde 2015 e voltou a ser convocado pelo técnico Didier Deschamps apenas em 2021, quando estava no auge de sua carreira pelo Real Madrid. Ou seja, Karim não fez parte do elenco que foi campeão mundial em 2018, na Rússia.
Sendo assim, após a sua volta para defender a França, revelou o motivo de conseguir novamente um espaço na equipe de Deschamps: “é o futebol que fala. Você sempre tem que ser bom no clube, nunca desista – conclui o craque francês.”
Números de Benzema na seleção francesa
Com dupla nacionalidade, Benzema escolheu defender as cores da França, país natal do atacante, ao invés da Argélia, país de origem dos seus pais.
Na seleção principal teve sua primeira convocação em 2007 e disputou seu primeiro torneio em 2008, a Eurocopa. Contudo, não foi convocado para a Copa de 2010, na Africa do Sul.
Em 2014, teve a sua primeira participação em Copas, onde fez cinco partidas, marcou três gol e deu uma assistência. Em 2015, foi afastado da seleção nacional devido ao Caso Valbuena e tendo seu retorno apenas em maio de 2021
No mesmo ano, defendeu a França na Eurocopa, onde marcou quatro gols em quatro partidas jogadas. Também foi convocado para a Copa de 2022, mas devido a uma contusão, teve que deixar a equipe e se concentrar no tratamento de recuperação.
Na minha vida eu nunca desisto, mas esta noite eu tenho que pensar no time, como sempre fiz. Por isso, a razão me diz para deixar o meu lugar para alguém que possa ajudar o time a fazer uma grande Copa do Mundo. Obrigado por todas as mensagens de apoio – disse Benzema
Ao todo, Karim fez 97 partidas com a seleção francesa e balançou as redes 37 vezes. Sendo assim, encerra sua passagem na França em quinto lugar na artilharia da seleção.
Maiores artilheiros da França:
- Giroud 52 gols em 117 jogos
- Henry 51 gols em 123 jogos
- Griezmann: 42 gols em 114 jogos
- Platini: 41 gols em 72 jogos
- Benzema: 37 gols em 97 jogos