Bola de Prata: Confira a seleção, revelação e Bola de Ouro

Nesta segunda-feira (14), aconteceu a premiação da Bola de Prata. Um dos prêmios mais relevantes do futebol brasileiro. O prêmio acontece desde 1970 e tem o objetivo de premiar os melhores jogadores do ano no futebol nacional. Muitos jogadores que fizeram história no nosso futebol já tiveram a honra de receber este grande prêmio.

A Bola de Prata recebe destaque por definir quem serão os premiados por critérios objetivos, com notas dadas à cada rodada do Brasileirão. Apenas dois atletas receberam a honra de ser considerado hors concours e não disputavam mais o prêmio, o Rei Pelé e depois, em 2012, Neymar Jr. após uma média 7,12, a maior desde 1995.

Confira as premiações da Bola de Prata

Com o fim da temporada brasileira, chegou a hora de conhecer os vencedores do prêmio Bola de Prata em 2022. O prêmio aconteceu na segunda-feira (14) com organização e transmissão da ESPN. Desde o ano passado, a premiação também privilegia o futebol feminino, com todas as premiações que já haviam para o futebol masculino.

Dessa forma, veja abaixo as duas seleções da Bola de Prata, as revelações, artilheiros e quem levou o prêmio máximo, a Bola de Ouro, como melhor jogador e jogadora do ano:

Seleção Bola de Prata

Primeiro você conhece a seleção feminina da Bola de Prata. O destaque vai para o Corinthians, que dominou a seleção após vencer o título brasileiro, foram sete atletas e mais o treinador. Enquanto o vice-campeão Internacional teve duas representantes. Veja:

  • Goleira: Lelê (Corinthians);
  • Lateral-direita: Fê Palermo (São Paulo);
  • Lateral-esquerda: Tamires (Corinthians);
  • Zagueiras: Andressa (Corinthians) e Bruna Benites (Internacional);
  • Volantes: Diany (Corinthians) e Júlia Bianchi (Palmeiras);
  • Meias: Duda (Internacional) e Gabi Zanotti (Corinthians);
  • Atacantes: Adriana (Corinthians) e Bia Zaneratto (Palmeiras);
  • Treinador: Artur Elias (Corinthians).
Andressa
Bia Zaneratto
Gabi Zanotti
Duda
Júlia Bianchi
Diany
Tamires
Bruna Benites
Andressa
Fê Palermo
Lelê

Agora, veja quem foram os jogadores da seleção masculina da Bola de Prata. No futebol masculino não foi diferente, o campeão Palmeiras dominou a lista, foram sete representantes mais o treinador. Por outro lado, na seleção dos homens, não tivemos nenhum representante do vice-campeão, Internacional. Confira:

  • Goleiro: Cássio (Corinthians);
  • Lateral-direito: Marcos Rocha (Palmeiras);
  • Lateral-esquerdo: Piquerez (Palmeiras);
  • Zagueiros: Gustavo Gómez (Palmeiras) e Murilo (Palmeiras);
  • Volantes: André (Fluminense) e Zé Rafael (Palmeiras);
  • Meias: Arrascaeta (Flamengo) e Gustavo Scarpa (Palmeiras);
  • Atacantes: Dudu (Palmeiras) e Germán Cano (Fluminense);
  • Treinador: Abel Ferreira (Palmeiras).
Germán Cano
Dudu
Gustavo Scarpa
Arrascaeta
Zé Rafael
André
Piquerez
Murilo
Gustavo Gómez
Marcos Rocha
Cásiso

Revelações Bola de Prata

A Bola de Prata também premia os jovens atletas que se destacaram no Brasileirão. Assim, as revelações são decididas por votação popular, tanto para o feminino quanto para o masculino. De acordo com a vontade do torcedor, veja os vencedores do prêmio:

Tarciane (Corinthians)

Com apenas 19 anos, a zagueira Tarciane,  do Timão, fez uma temporada incrível e levo o prêmio de revelação. A jovem atleta teve 39,79% dos votos e venceu Aline Gomes, da Ferroviária e Mayara, no Internacional. A zagueira ainda conquistou esse ano sua primeira convocação para a Seleção Brasileira.

Du Queiroz (Corinthians)

Fechando a dobradinha corinthiana, Du Queiroz, de 22 anos, é a revelação do futebol brasileiro masculino. Titular incontestável de Vítor Pereira em 2022, o volante teve 43,5% e venceu Marcos Leonardo, do Santos e Vitor Roque, do Athletico-PR.

Bola de Ouro 2022

Por último, veja quem foram os vencedores do maior prêmio do evento Bola de Prata, a Bola de Ouro, para o melhor jogador e melhor jogadora de 2022. Como não poderia ser diferente, os dois estão nos respectivos campeões nacionais e também na seleção da Bola de Prata. Veja os nomes dos vencedores:

Adriana (Corinthians)

Campeã com o Timão, vice-artilheira com nove gols marcados e uma média impressionante de 2,5 dribles certos por jogo, Adriana, de 25 anos, é a vencedora da Bola de Ouro feminina. A atacante que já ganhou tudo o que disputou pelo Corinthians, agora vai ter um prêmio individual dos mais respeitados na sua estante também.

Gustavo Scarpa (Palmeiras)

Mais um campeão que vai ter mais um troféu em 2022. Gustavo Scarpa é o vencedor da Bola do Ouro do futebol masculino, após comandar o meio-campo do Palmeiras no Brasileirão. Foram 12 assistências para Scarpinha e mais sete gols, que embalaram o Verdão e deram o título para o craque, que vai defender as cores do Nottingham Forest agora.

A Bola de Prata ainda entregou os prêmios aos artilheiros, Cristiane (Santos) com 13 gols no Brasileirão e Germán Cano (Fluminense) com 26 gols no torneio. Os gols mais bonitos ficaram com Patrícia Sochor (Palomeiras) Róger Guedes (Corinthians). A premiação da Bola de Prata entregou esses prêmios em 2022. Concorda com os nomes? Comente.

Henrique Duarte Henrique Duarte

Olá, meu nome é Henrique Duarte. Sou estudante de jornalismo e apaixonado por futebol. Essa paixão foi o que me trouxe até aqui para traduzir em palavras como pode ser mágico esse esporte.

[blocksy_breadcrumbs]