Prestes a trocar o PSG pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita, Neymar pode não apenas ganhar uma fortuna com a transação, mas ajudar o Santos, antiga equipe do atleta, a faturar um dinheiro gigante. Em crise financeira e não sabendo como irá pagar suas contas, o provável dinheiro recebido em uma venda de Neymar irá ajudar o clube paulista a planejar a equipe para a próxima temporada, ainda mais se acabar sendo rebaixado para a Série B do Brasileirão.
Al Hilal are close to completing Neymar Jr deal. There are still things to sort and contracts to check so documents will be prepared soon 🚨🔵🇸🇦 #AlHilal
Neymar approved the transfer, now up to formal part of the negotiation.
Sources feel Al Hilal hope for deal done within 24h. pic.twitter.com/oAdYDXV9W2
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) August 13, 2023
Segundo informações divulgadas, o PSG só aceitaria negociar o atacante com os árabes por um valor superior ou próximo a 483 milhões de reais. O valor, se for confirmado ser este mesmo, irá ser muito importante para a equipe santista, que em uma nova negociação de Neymar, ficaria com aproximadamente 19,3 milhões de reais, já que tem 4% por ser o clube formador do atacante.
Neymar rendeu uma fortuna para o Santos
Ao vender o atacante para o Barcelona, em 2013, o clube paulista recebeu cerca de 74,8 milhões de reais pela operação, um valor bastante alto para a época. Entretanto, a negociação acabou gerando desconforto com o fisco local, que entrou com um pedido contra o jogador, Santos e Barcelona, alegando que a negociação violou as leis locais do país. O caso acabou não indo para frente.
Após um período no clube espanhol, Neymar acabou sendo encaminhado para o PSG, onde foi contratado para ser o protagonista, papel que ele não conseguiu conquistar ao longo do período na França. Com esta negociação, os paulistas receberam mais 33 milhões de reais. Caso seja confirmada a venda para o Al-Hilal, o Santos irá embolsar mais 19 milhões de reais.
Se contarmos todas as negociações, inclusive a posição negociação do time com o mundo árabe, o valor total que o Santos faturou com Neymar, somando a venda para o Barcelona e as negociações posteriores, o atacante rendeu aproximadamente 127,8 milhões de reais no total.