Pela 2ª rodada da Copa do Brasil de 2023, o Botafogo derrotou o Brasiliense pelo placar de 7 x 1, no Estádio Kleber Andrade. A equipe do Rio de Janeiro aplicou a maior goleada de sua história dentro da competição. Além disso, os torcedores comemoraram a classificação para próxima fase do torneio.
Botafogo faz história na Copa do Brasil de 2023
Após a eliminação no Campeonato Carioca, com apenas a 5ª posição, o Botafogo animou os torcedores após vencer e eliminar o Brasiliense, em partida válida pela 2ª fase da Copa do Brasil. Com direito a hat-trick de Toquinho Soares, o Glorioso garantiu a classificação na competição nacional. Então, o Botafogo espera o término da rodada para descobrir o próximo adversário.
Com o placar de 7 x 1, o Botafogo aplicou a sua maior goleada dentro da Copa do Brasil. Anteriormente, na competição de 2021, o time venceu o Moto Club por 5 x 0. Além disso, a equipe do Rio de Janeiro volta a marcar sete gols em uma única partida. Em resumo, a última aconteceu contra o Macaé, na edição de 2008 do Cariocão.
O Botafogo já iniciou a preparação para o jogo com a Portuguesa-RJ, pela semifinal da Taça Rio de 2023. A ida acontece neste sábado (18), às 18h (horário de Brasília), no Estádio Luso Brasileiro, localizado na Ilha do Governador. A equipe almeja continuar com desempenho positivo e abrir vantagem diante do adversário.
A vitória e classificação diante do Brasiliense também é um alivio para o treinador Luís Castro, que recebeu críticas de torcedores nas redes sociais após a eliminação no estadual. No Botafogo desde março de 2022, o português soma 55 partidas, 24 vitórias, dez empates e 21 derrotas. Além disso, nesse período, o clube marcou 68 gols e sofreu 56.
A vitória diante do Brasiliense fez história dentro da Copa do Brasil. Todavia, a maior placar já feito pelo Botafogo na história aconteceu em 1909. Naquela ocasião, o time derrotou o Mangueira pelo placar de 24 x 0, no Campeonato Carioca.
O time também trabalha para iniciar com um resultado positivo no Campeonato Brasileiro de 2023, afinal, na última edição da competição nacional, o clube ficou na 11ª colocação, assim, garantiu uma vaga na Copa Sul-Americana deste ano. Entretanto, o clube almeja ficar em zona de classificação para a Copa Libertadores da América, competição que não disputa desde de 2017.
Foto destaque: Vítor Silva/Botafogo F.R.