No último sábado (16), o Botafogo perdeu para o Atlético-MG por 1 x 0, fora de casa, pela 23ª rodada do Brasileirão. Com o resultado, a equipe de Bruno Lage viu a distância para o vice-líder Palmeiras diminuir para sete pontos.
Contudo, a partida ficou marcada por uma polêmica de arbitragem. Isso porque o gol marcado por Diego Costa foi invalidado, cuja decisão dividiu opiniões na web. Em meio a esse cenário, uma ‘bomba’ repercutiu entre a torcida alvinegra.
Isso porque os torcedores do Glorioso encontraram um vídeo comprometedor na web. O Botafogo já sofreu um gol ‘idêntico’ ao anulado do centroavante, sendo que a incoerência irritou geral.
Diego Costa x Diego Souza: dois pesos, duas medidas?
Tudo começou nos 43 minutos do 2º tempo, quando Luis Henrique levou a bola na intermediária e fez um lançamento em direção à pequena área. Nesse momento, o zagueiro Maurício Lemos se antecipou e tentou afastar a jogada.
Contudo, o jogador do Galo jogou a bola em direção a Diego Costa, que estava em posição de impedimento. Mesmo assim, o atacante do Glorioso não pensou duas vezes em tentar a finalização, balançando as redes adversárias.
Só que o assistente Bruno Raphael Pires levantou a bandeirinha para marcar posição irregular de Diego Costa. O árbitro Ramon Abatti Abel espera a análise do VAR para tomar uma decisão, mantendo a invalidação após alguns segundos.
Não entendemos muito de regra, mas 'acho' que o gol do Diego Costa foi legal!! Ele nao participa do cruzamento e não atrapalha o zagueiro em nadaa!! O zagueiro corta a bola vai nele, penso eu que é outro lance.. Não é isso?
— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) September 17, 2023
📽️: Premierepic.twitter.com/KasplkkzNk
Não à toa, o lance levantou um debate nas redes sociais. A anulação do gol do Botafogo gerou fortes reclamações, sendo que o próprio centroavante alvinegro alegou que “meteram a mão”.
E esse argumento ganhou força após os internautas desenterrarem um gol semelhante levado pelo Glorioso em 2018. Entretanto, naquela temporada, a arbitragem não sinalou nenhuma irregularidade.
No empate entre Botafogo x São Paulo pela Série A daquele ano, Nenê recebeu a bola fora da área e chutou em direção ao gol enquanto Diego Souza estava claramente impedido.
A bola acabou desviando nos zagueiros Igor Rabello e Joel Carli, que tentou cortar, mas acabou entregando nos pés do atacante rival, que aproveitou a jogada para balançar as redes.
Em 2018, o árbitro entendeu que uma nova jogada deu início a partir do corte de Carli. Já no lance de Diego Costa, torcedores do Botafogo cobraram o mesmo critério após a ação de Lemos.