Corinthians e Botafogo-SP se enfrentam no início da noite do próximo domingo (5), às 18h30 (horário de Brasília), na Neo Química Arena. O duelo é válido pela 6ª rodada do Campeonato Paulista 2023.
Em campo, teremos dois líderes, do grupo A, o Tricolor de Ribeirão Preto, com oito pontos conquistados em duas vitórias, dois empates e uma derrota. Por outro lado, o líder do grupo C, o Alvinegro tem 10 pontos registrados em três triunfos, uma igualdade e derrotado apenas uma vez até agora.
Com dois pontos de vantagem em comparação aos visitantes, o Timão chega confortável para partida, jogando em casa e contando com o apoio da torcida conhecida por ser fiel. Situação bem diferente dos visitantes que vem com dois tabus a serem quebrados.
Tabus à serem quebrados
Um dos tabus a serem quebrados pela Pantera é o de não vencer o Corinthians há 47 anos. A última vitória do Botafogo-SP aconteceu em 5 de agosto de 1976, quando bateu o Alvinegro por 3 x 0, no Pacaembu. Desde então, essa invencibilidade corintiana perdura.
Outra meta a ser quebrada é que o time de Ribeirão Preto não vence na capital desde o seu retorno a elite do futebol paulista em 2009. O retrospecto mostra que foram 31 jogos com 23 derrotas do Tricolor e oito empates.
Missão ‘quase' impossível do Botafogo-SP
O Paulistão é um dos campeonatos mais difíceis do Brasil, devido a qualidade das equipes, porém um fator que torna qualquer jogo mais complicado, independente do certame é jogar na casa do adversário.
Definitivamente, o Botafogo-SP tem uma missão ‘quase' impossível, ainda mais se levar em consideração os tabus que envolvem esse jogo e que a equipe do interior visa quebrar. Contudo, o meia Guilherme Mantuan projetou a quebra dos tabus e lembrou feitos anteriores que servirão de motivação para atingir o ideal atual.
“São tabus que, nós, como jogadores, gostamos de quebrar. No ano passado, quebramos um contra o Santos, na Vila Belmiro, também contra a Ponte Preta e o Guarani, em Campinas, então com certeza serve de motivação para nós”, disse .
Quando o assunto é Corinthians, o camisa 7 entende muito bem, isso porque o meia se formou na base e já atuou no Alvinegro de 2016 a 2018. Lembrando que será o 1° reencontro de Guilherme com o ex-time e ele falou sobre a expectativa desse momento.
“É um jogo muito difícil. Jogar lá é muito difícil, tem o apoio da torcida que, realmente, faz a diferença, incentiva. Mas, como falei, o nosso foco é fazer um grande jogo e sair de lá com uma boa pontuação”.