O Botafogo é a principal sensação da temporada. O Glorioso é o grande favorito ao título brasileiro, pois lidera o campeonato com 40 pontos em 16 rodadas. Além disso, está vivo na luta pela Copa Sul-Americana.
O Fogão está nas oitavas de final do torneio, onde enfrenta o Guaraní-PAR. Para fechar 2023 como campeão, Bruno Lage tem a missão de manter o bom futebol e fazer os ajustes necessários.
Em meio o projeto bem-sucedido de John Textor, a torcida alvinegra comemora o bom momento nas redes sociais. Com isso em mente, o Botafogo deixou os rivais ‘comendo poeira’ até mesmo na Internet.
Botafogo em alta na web
Segundo o Índice Cortex de Popularidade Digital dos Clubes de futebol, divulgado pelo UOL Esporte, o Botafogo é o time com o nível mais alto de exposição nas redes sociais e na imprensa em julho.
E o sucesso do Glorioso na web acompanha a vantagem na liderança da Série A. O Fogão é o 1º no ranking com 24,4 pontos, praticamente o dobro do vice-líder São Paulo, que tem 12,7 pontos.
Para quem não conhece, o Índice Cortex leva em consideração o número de vezes que a equipe está sendo citada nas mídias digitais, independentemente do número de torcedores e se as menções estão sendo positivas ou negativas.
https://twitter.com/EspacoGlorioso/status/1683638689665019904
Foram analisados a exposições dos clubes de futebol em 70 veículos de imprensa de cobertura nacional, especializada e regional. Além de mais de 6 mil influenciadores no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube.
Claudio Bruno, diretor de inovação da Cortex, atribuiu essa marca importante do Botafogo nas mídias e na imprensa ao bom futebol apresentado dentro das quatro linhas:
“O Botafogo segue com uma excelente campanha no Brasileirão e isso está se refletindo em um expressivo aumento na exposição da sua marca desde as últimas rodadas. Outro ponto é a utilização das redes sociais para engajar os seus torcedores e aproveitar para brincar com os adversários”.
Já o diretor de comunicação do Glorioso, Julio Graco, cita os memes e hits que fizeram sucesso. Ele também explicou como o trabalho tem sido feito internamente:
“Na campanha desse ano já surgiu homem-aranha alvinegro, hit do “tapetinho”, canção para o Segovinha, dancinhas de jogadores como o Tiquinho, etc. E o que fazemos é potencializar esses virais surfando a onda através das redes sociais do clube, mas sempre com crítica apurada e sensibilidade, pois se trata de um perfil institucional”.
“O melhor produto é sempre a felicidade do torcedor, e quando ele se sente assim, é só dar um empurrãozinho que se torna um divulgador implacável. Nosso papel é dar as ferramentas necessárias para ele compartilhar a paixão pelo clube e pelo futebol”.