Nesta quarta-feira (26), Botafogo x Red Bull Bragantino se enfrentaram, no Estádio Nilton Santos, pela 34ª rodada do Brasileirão Série A. Após um jogo em que o Massa Bruta foi dominado, o Glorioso venceu com gols de Gabriel Pires e Tchê Tchê.
O time visitante ainda marcou um gol com Luan Cândido. No entanto, não foi o suficiente para conseguir nenhum ponto fora de casa.
Conteúdo
Melhores momentos de Botafogo x Red Bull Bragantino
1º tempo
Inicialmente, o Glorioso ocupava a 11ª colocação, após um empate amargo contra o rival, o Fluminense. Mesmo sendo o segundo pior mandante do campeonato, o time acreditava na vitória tendo em vista as boas atuações nos jogos anteriores. Além disso, torcida e jogadores ainda almejam garantir uma vaga na Libertadores.
Por outro lado, o Red Bull Bragantino estava na 13ª posição na tabela. Depois de vencer o Athletico-PR pelo placar de 4×2, o objetivo era manter uma boa sequência. Ademais, apesar da inconstância nos resultados, a equipe ainda pode sonhar com uma vaga na Sul-Americana.
Com algumas baixas no meio-campo, o técnico Luís Castro escalou o time com quatro atacantes. Jeffinho e Victor Sá atuando com mais abertura e Tiquinho e Júnior Santos mais na frente. Com a volta de Tchê Tchê, Patrick de Paula voltou para o banco após ser titular no clássico vovô.
Maurício Barbieri contou com o retorno de Lucas Evangelista, que cumpriu suspensão na última rodada.
Os primeiros minutos deram o tom do jogo. O Botafogo pressionava bastante o time adversário. Aos 13′, Júnior Santos chutou muito bem, de fora da área, e foi preciso que o goleiro do Red Bull Bragantino fizesse uma defesa difícil.
Para aumentar a pressão, três minutos depois, Tiquinho Soares tirou a bola do goleiro, dentro da pequena área, mas a zaga do Massa Bruta conseguiu evitar o gol.
Na cobrança de escanteio, no minuto seguinte, surgiu o primeiro gol do Glorioso. Marçal cobrou direto na cabeça de Victor Cuesta, exigindo mais uma grande defesa do goleiro Cleiton. Na sequência o atacante Tiquinho ainda acertou a trave, Finalmente, Gabriel Pires apareceu e conseguiu marcar, abrindo o placar.
Com a vantagem, Tiquinho Soares se sentiu à vontade para realizar um belo lance. Aos 24′, o atacante alvinegro deu um lindo chapéu no jogador Raul.
O Botafogo apresentava grande intensidade nas jogadas, mas não conseguia ampliar o placar, apesar de ser claramente superior na partida. Aos 25′, Daniel Borges lançou a bola dentro da área. Cuesta chegou a cabecear, mas a bola não entrou.
Aos 32′, Tchê Tchê cometeu falta na intermediária. Assim, a cobrança era uma oportunidade de pressionar o time mandante. No entanto, Luan Cândido, que foi quem sofreu a falta, chutou a bola muito longe do gol.
Ainda houve outras chances para o Glorioso ampliar o placar e matar o jogo ainda no primeiro tempo. Mas, cabe destacar a atuação do goleiro Cleiton, que, com certeza, evitou uma goleada. Isto porque o time mandante jogou de forma intensa durante os 45 minutos.
2º tempo
O início do segundo tempo trouxe uma mudança na equipe do Red Bull Bragantino. Jadsom saiu para a entrada de Hyoran.
Pelo lado do Botafogo, um susto em relação ao atacante Jeffinho. O jovem destaque do time caiu, sentindo dores na perna e precisou ser atendido. Mas, logo voltou ao jogo.
Aos 8′, Werik Popó chutou da entrada da área. No entanto, o chute foi forte demais e passou bem longe do gol do Glorioso. Em seguida, um lance assustou os torcedores do time carioca. Popó tocou a bola na saída do goleiro Gatito, mas, por sorte, a bola passou rente à trave.
Nesses primeiros minutos, era claro que a atuação do Botafogo tinha esfriado. Aproveitando isso, o Red Bull Bragantino empatou o jogo. Aos 18′, Luan Cândido recebeu na área, chutou firme e marcou o gol.
Os torcedores do time mandante começaram a ficar preocupados coma possibilidade da repetição do resultado da última rodada. No entanto, o Glorioso continuou buscando a vitória.
Aos 22′, Castro fez a primeira mudança no time. Victor Sá saiu para a entrada de Patrick de Paula. Apesar das inúmeras críticas da torcida, o volante mostrou-se importantíssimo para o resultado final da partida.
Minutos depois, Werik Popó cometeu falta e recebeu o terceiro cartão amarelo. Por isso, na próxima rodada, o atacante terá que cumprir suspensão e não jogará contra o Avaí.
Após grande lançamento de Patrick de Paula, saiu o gol da vitória do Botafogo, aos 25′. Júnior Santos ajeitou a bola para Tchê Tchê, que marcou pela primeira vez jogando pelo clube alvinegro. Esse gol pode ser comemorado como um prêmio ao jogador pela excelente fase no time.
Maurício Barbieri tirou o volante Lucas Evangelista para a entrada do atacante Gabriel Novaes. Com isso, esperava-se um time mais ofensivo. Mas, a atuação do meio de campo do Glorioso, principalmente após a entrada de Patrick, impediu que houvesse alguma superioridade da equipe adversária.
O goleiro do Massa Bruta evitou o terceiro gol do Botafogo, aos 32′. Após mais um belo passe de Patrick de Paula, Jeffinho finalizou dentro da área, mas Cleiton defendeu.
Depois disso, o jogo deu uma esfriada e o Glorioso conseguiu manter o placar. Com isso, o time está perto de alcançar uma vaga na Libertadores. Já o Red Bull Bragantino não conseguiu manter, mais uma vez, uma sequência de resultados positivos e vê a possibilidade de disputar a Sul-Americana cada vez mais longe
Próximos jogos de Botafogo x Red Bull Bragantino
Com este resultado, o Botafogo subiu para a 8ª colocação, com 47 pontos. Já o Red Bull Bragantino foi para a 14ª colocação, com 41 pontos.
O próximo confronto do Glorioso ocorre na próxima terça-feira (1). O time enfrenta o Cuiabá, dentro de casa. A partida ocorre no Estádio Nilton Santos, às 19h (horário de Brasília).
Já o Massa Bruta tem um jogo contra o Avaí. O embate ocorre na quarta-feira (2), no Ressacada. A partida está marcada para às 19h (horário de Brasília).
Foto destaque: Vítor Silva / BFR