Nesta quinta-feira (10), Botafogo x Santos se enfrentaram, no Estádio Olímpico Nilton Santos, o Niltão, pela 37ª rodada do Brasileirão Série A. Após um jogo com grande sintonia da equipe, o Glorioso conseguiu uma vitória por 3×0 em cima do Peixe.
Com gols de Lucas Fernandes (2) e Tiquinho Soares, o alvinegro carioca entrou no G8 da tabela e fica mais perto da vaga na Libertadores.
Conteúdo
Melhores momentos de Botafogo x Santos
1º tempo
Inicialmente, o Glorioso ocupava a 11ª colocação. Após uma vitória contra o América-MG, fora de casa, a equipe só precisava de vitória, sem depender de outros resultados para alcançar uma vaga na Libertadores. Para isso, o time tinha que atuar bem, em casa, o que pareceu muito difícil durante todo o campeonato.
Por outro lado, o Peixe estava logo atrás, na 12ª posição na tabela. Depois de um empate com o Avaí, o objetivo era igual ao do Botafogo: vencer e ficar mais perto dos primeiros colocados. No entanto, para isso, o time precisava demonstrar uma melhor postura jogando fora de casa.
Com 25 mil ingressos vendidos após excelente promoção de ingressos, a torcida do Botafogo fazia uma linda festa antes mesmo do jogo começar. Usando a faixa dos ídolos, os torcedores desejavam boa sorte ao time, fazendo uma bela despedida no último jogo em casa desta temporada.
Logo aos 3′, o Glorioso deu o tom do jogo. Lucas Fernandes lançou para Jeffinho, que ficou cara a cara com o goleiro. João Paulo conseguiu parar a jogada, mas o Botafogo continuou a pressão.
Instantes depois, de novo, Lucas Fernandes lançou, desta vez para Tiquinho. O centroavante finalizou, mas a bola foi para fora. Além disso, a arbitragem marcou impedimento.
Nesses minutos iniciais, o Botafogo demonstrou total domínio no jogo. O Santos não conseguia nem atacar o adversário, muito menos se defender.
Aos 9′, Lucas Fernandes marcou o primeiro gol, da partida e seu como meio-campo da equipe carioca. O jogador – que já vinha fazendo ótimas partidas – recebeu, carregou a bola, fez o corte e marcou um golaço no canto esquerdo, de fora da área.
Depois de abrir o placar, o Glorioso desacelerou um pouco, abrindo mais espaços para o adversário. Assim, aos 23′, o Peixe teve sua primeira grande chance. Nathan cruzou para Marcos Leonardo. O centroavante cabeceou, no entanto, a bola quicou e saiu por cima do gol.
O Santos conseguiu aumentar a posse de bola e pressionar mais a equipe mandante. Porém, o Botafogo também não deixou barato. Aos 32′, Júnior Santos brigou pela bola e passou para Tiquinho. O atacante chutou forte, mas o goleiro do Peixe espalmou e o lance terminou no travessão.
No último minuto, Rodrigo Fernandez lançou para Ângelo, que rolou para Luan. O atacante pegou rasteiro na bola e jogou para fora.
Dessa maneira, terminou o primeiro tempo de jogo: 1×0 para o Glorioso. Mas, o que a torcida parecia temer era que o time não conseguisse ampliar e tomasse algum susto na última etapa.
2º tempo
Apesar das dificuldades apresentadas para igualar ou ampliar o placar, o início do segundo tempo não trouxe nenhuma mudança nas equipes.
Aos 2′, Rodrigo Fernández recebeu cartão amarelo por falta perigosa em Lucas Fernandes. Mesmo os torcedores pedindo o cartão vermelho para o volante, o VAR não chamou o árbitro.
Dois minutos depois, ao cobrar a falta, Gabriel Pires soltou uma bomba, mas bola explodiu no travessão do goleiro santista.
Em seguida, um lance que suspende Gabriel Pires da última partida do campeonato. O meio-campo chutou a bola, mesmo após o juiz apitar.
No entanto, isso não afetou o Botafogo. Aos 7′, Lucas Fernandes ampliou o placar. O jogador recebeu lançamento de Daniel Borges, cortou Maicon e bateu bonito para o gol. Mais uma finalização para a conta do time e para a conta dele, demonstrando a noite iluminada do camisa 18.
O Santos pareceu sentir ainda mais o segundo gol. Assim, a equipe não conseguia mais criar jogadas que oferecessem perigo ao Glorioso.
Aos 23′, algumas substituições começaram a ser realizadas. Luís Castro pretendia preservar seus jogadores para a última partida do campeonato. Por outro lado, Orlando Ribeiro ainda tentava alguma possibilidade de reação.
Porém, no minuto seguinte, o Botafogo fechou o placar. Jeffinho partiu para cima da marcação e arriscou um chute de fora da área. O goleiro João Paulo rebateu, mas a bola parou nos pés de Tiquinho Soares. Assim, o centroavante garantiu o terceiro do alvinegro carioca.
Para finalizar a partida, o Glorioso ainda teve mais uma grande chance de aumentar a goleada. Aos 42′, Jeffinho arrancou e tocou para Tiquinho. O camisa 9 chutou bem, mas o goleiro do Peixe realizou uma defesa milagrosa.
Assim, terminou o jogo entre os dois times alvinegros. O Botafogo encerrou uma sequência de sete jogos sem vencer o Santos. A última vitória havia sido em 2017, também no Niltão.
Ademais, para delírio da torcida, no seu primeiro ano como SAF, o Glorioso está muito próximo de conseguir uma vaga na Libertadores. Para quem almejava apenas a permanência na Série A, isto já é uma grande conquista.
Próximos jogos de Botafogo x Santos
Com este resultado, o Botafogo alcançou a 8ª colocação, com 53 pontos e só precisa vencer o próximo duelo para alcançar a vaga na Libertadores. Já o Santos permanece na 12ª colocação, com 47 pontos, almejando só a Sul-Americana.
O próximo confronto do Glorioso ocorre no próximo domingo (13). O time enfrenta o Atlético-PR, fora de casa. A partida ocorre na Arena da Baixada, às 16h (horário de Brasília).
Já o Peixe tem um jogo contra o Fortaleza. O embate ocorre no mesmo dia e horário, na Vila Belmiro.
Foto destaque: Twitter / Botafogo