No último dia 12, o Denver Nuggets sagrou-se campeão da NBA pela primeira vez na história da competição. Por sua vez, a temporada 2022/23 da competição se encerrou com a coroação de Nikola Jokic como o MVP das finais da conferência e também da grande decisão da competição diante do Miami Heat.
Agora, enquanto os jogadores descansam para o início da nova temporada, os donos das franquias, juntamente com diretores e comissão técnica, já começam a se movimentar em busca de novos talentos, esses escolhidos no Draft da NBA, evento esse que acontece na noite da próxima quinta-feira (22), na Barclays Center, casa do Brooklyn Nets, no Brooklyn, em Nova York.
Ao todo, são 242 jogadores inscritos no Draft da NBA 2023, nomes do mundo inteiro que sonham em se tornar estrela da NBA. Anteriormente, no Brasil, tinham dois nomes que estavam escritos para participarem do evento. Um era Daniel Onwenu, jogador do Corinthians. O ala-armador estava inscrito, no entanto, decidiu retirar o seu nome.
Dessa forma, restou apenas Márcio Santos, jogador do Sesi Franca, que já possui no currículo um bicampeonato do NBB com a franquia, vencendo os torneios de 2021/22 e 2022/23, além da Champions League das Américas, Copa Super 8 e quatro Campeonatos Paulistas.
Entretanto, o Brasil poderia ter tido três brasileiros inscritos no Draft da NBA. Isso porque existe um jogador com raízes brasileiras na corrida pela vaga em uma franquia da NBA. Trata-se de Tristan da Silva, de 22 anos, e que hoje atua no Bufallos Colorado, time que representa a Universidade do Colorado.
Conheça Tristan da Silva, segundo brasileiro que desiste do Draft 2023 e adia para 2024
Nascido no dia 15 de maio de 2001, em Munique, na Alemanha, Tristan é filho de Christine e Valdemar da Silva. Seu pai é brasileiro, natural da Bahia, é um ex-pugilista não muito conhecido no Brasil por seus feitos no esporte. Além disso, tem um irmão chamado Oscar que, no basquete, desde julho de 2022, defende as cores do Barcelona.
Formado em 2019 pelo Ludwigsgymnasium, em Munique, jogou em 2019/20 simultaneamente com a equipe Schwabing, na Liga Regional da Alemanha, bem como pelo time IBA Muenchen, na NBBL (Campeonato Juvenil de Basquetebol). Em 12 jogos com o IBA Muenchen, Tristan da Silva liderou o time marcando 16,9 pontos por jogo, com 53,2% de arremessos.
Seu período pelo Schwabing foi ainda melhor, com 58,3%, com média de 14,0 pontos e 5,5 rebotes em 16 jogos. Ele foi escalado para jogar pela Alemanha no Campeonato Mundial Sub-20 da Fiba de 2020, antes que o torneio fosse cancelado.
Nos Estados Unidos desde 2020, Tristan passou a integrar o time do Buffalos Colorado, como citado anteriormente, da universidade local. O jogador teve um início abaixo pelo time universitário, inicialmente, Tristan começou a jogar vindo do banco, com uma média de 2,7 pontos e um rebote em 24 jogos.
No entanto, sua vida passou a mudar quando Jabari Walker, seu companheiro de time lesionou-se, com isso, da Silva passou a ser titular melhorando consideravelmente as suas atuações.
𝗙𝗶𝗿𝘀𝘁 𝗧𝗲𝗮𝗺 𝗔𝗹𝗹 𝗣𝗮𝗰-𝟭𝟮: Tristan da Silva 🦬#GoBuffs pic.twitter.com/jTKokhlHSH
— Colorado Men's Basketball (@CUBuffsMBB) March 7, 2023
Ou seja, o jogador marcou 10 pontos em três jogos seguidos, e em um jogo diante do Oregon State conseguiu marcar 15 pontos, a melhor atuação de sua carreira. Depois de perder os primeiros seis arremessos de sua carreira, ele acertou 27 de seus últimos 45 e terminou a temporada com 53% de arremesso.
O jogador estava sendo cotado para participar do Draft da NBA 2023 desta temporada, no entanto, acabou desistindo. Segundo ele, no ano de 2024, pode estar em uma posição melhor na escolha do Draft. Veja abaixo:
“A experiência tem sido muito boa, mas ainda sinto que posso estar em uma posição muito melhor (no Draft da NBA) no próximo ano do que estou agora”, disse da Silva à ESPN americana.
“Eu preferiria voltar por mais um ano para melhorar meu estoque e subir nos conselhos da NBA e me esforçar para ser uma escolha de primeira rodada em vez de me estabelecer este ano”, concluiu.
Na vida pessoal, Tristan da Silva fala cinco línguas e é torcedor assumido dos Los Angeles Lakers e também fã de Luka Doncic, astro do Dallas Mavericks.
Veja os números de Tristan da Silva na temporada 2022/23
Em parceria com o SofaScore, o Minha Torcida traz as estatísticas do germano-brasileiro Tristan da Silva, que adiou para 2024 sua entrada no Draft da NBA: