Gui Santos é o futuro do Brasil na NBA, ainda mais depois da saída de Raulzinho da liga, que teve passagens pelo Utah Jazz, Philadelphia 76ers, Washington Wizards e Cleveland Cavaliers, em seus oito anos em que esteve na competição. E o jogador, de apenas 21 anos, draftado pelo Golden State Warriors em 2022, atua na equipe filiada do Santa Cruz Warriors da G League desde a temporada passada.
Na pré-temporada de 2023/24, o ala-armador vestiu a camisa do Warriors na Summer League, torneio que serve como preparação dos novos atletas para a NBA, onde pôde demonstrar seu talento e evolução no basquete desde sua chegada aos Estados Unidos. Ainda, o ex-jogador do Minas é a chance do Brasil voltar a ter um representante na competição mais popular do basquete, já que Raul Neto retornou a Europa para defender o Fenerbahçe, da Turquia.
Vale ressaltar, que a atuação de Gui Santos não passou despercebida por Fernando Pereira (Nandes), treinador e especialista 'em Neurociência do Movimento aplicada no processo de ensino-aprendizagem do basquete' e que atualmente acompanha a NBA de perto. Sua função no basquete é ir mais além com o jogador, estudar a habilidade do movimento, onde é composta por percepção, cognição, ação e emoção do atleta. Ou seja, é o estudo que rege todos os campos citados anteriormente, na busca da melhora da performance do atleta.
A carreira de Nandes no basquete é extensa, dando início como jogador profissional, mas resolveu se concentrar nos treinamentos e desenvolvimento dos atletas, onde carrega uma bagagem de 15 anos na área. Passou pelo comando da equipe de base do Minas Tênis Clube e esteve na pré-temporada do Phoenix Suns, em 2018 e trabalhou na temporada 2019/20 na equipe do Utah Jazz – Salt Lake Stars. Além disso, Nandes trabalhou com Raulzinho por algumas temporadas.
Mais tarde, foi assistente técnico do Utah Jazz na NBA e também parte do staff técnico da equipe do Salt Lake Stars, filiado da franquia, no qual foi campeão da G League. Foi neste momento que os caminhos de Nandes e Rudy Gobert se cruzaram, que mais tarde trouxe uma grande parceria entre as partes, firmando um acordo de treinador particular com o pivô francês.
+Stephen Curry surpreende e aponta qual o maior armador da história da NBA
+Gui Santos é obcecado por Stephen Cury: “Vejo até o que ele come”
Gui Santos chama atenção de Nandes
Em uma entrevista exclusiva ao Minha Torcida, Nandes falou ao repórter Otávio Silva sobre a evolução de Gui Santos no basquete desde sua chegada no país norte-americano. Ainda, destacou que o armador tem potencial para se destacar na NBA e ser um dos rostos da competição futuramente.
“Eu fui treinador da G League e até campeão em 2019 como treinador, e ninguém sobrevive se não está jogando bem. O Gui Santos está jogando super bem, eu vi alguns jogos na Summer League. Ele melhorou muito o arremesso e vai ser um atleta muito útil na NBA. É um jogador que não é fominha, todo time da NBA precisa ter um jogador que não é fominha, mas que na hora certa ele arremesse e que ele corte, muito similar com Nicolas Batum da França que joga no Los Angeles Clippers. Então eu acho que o Gui Santos pode seguir por esse caminho, que ele vai ser muito útil em qualquer time da NBA”.
Fernando Nandes ao lado de Gui Santos – Arquivo Pessoal
A relação entre Nandes e Gui Santos é desde a época do Minas Tênis Clube, quando o profissional chegou a dar alguns treinamentos para o talento brasileiro do GSW, porém nesta época nunca chegou a ser o treinador principal. Entretanto, em 2018, durante o Camp da FIBA, os dois estiveram juntos em treinamentos, inclusive com Nandes e Gui Santos participando de alguns amistosos, onde foi possível ver a evolução de Gui Santos no basquete e uma mostra do que ele, no futuro, iria apresentar na G-League e na Summer League, além da Seleção Brasileira, onde é um dos principais nomes.