Na tarde desta terça-feira (19), o Porto iniciou a sua caminhada na Champions League de 2023/24. O time português viajou para enfrentar o Shaktar Donetsk, da Ucrânia. O duelo aconteceu no Estádio Volksparkstadion, na Alemanha, pois, vale ressaltar, times da Ucrânia mandam seus jogos fora do país por conta do conflito.
Em campo, a equipe de Portugal dominou o confronto do início ao fim diante do time da casa e saiu de campo com uma vitória importante, pelo placar de 3 x 1. O grande destaque da partida foi a atuação do brasileiro naturalizado português, Wenderson Galeno.
O atacante de 25 anos foi o autor de dois gols e uma assistência na partida, garantindo os primeiros três pontos do time português na partida, largando com o pé direito pelo grupo.
Galeno, destaque na Champions e carreira em Portugal
Natural de Barra da Corda, cidade da Região de Planejamento dos Guajajaras no Maranhão, Wenderson Galeno começou no futebol defendendo as cores do Trindade de Goiás em 2016. No mesmo ano, o atacante se transferiu para o Anápolis do mesmo estado, o atleta não fez nenhum jogo pelo time profissional, no entanto, ainda em 2016 foi para o Porto B de Portugal por empréstimo.
Em 2017, foi comprado pelo clube de Portugal, contudo, não começou de imediato no time principal da equipe portuguesa. O atleta fez ao todo 54 jogos com 15 gols e 14 assistências pela equipe B dos Dragões.
Já em 2018 foi emprestado ao Portimonense e jogou de janeiro daquele ano até julho. No clube, jogou apenas sete vezes, dando duas assistências e não marcou nenhum gol. Ao final do empréstimo voltou a ser emprestado, agora para o Rio Ave, foi então que jogou 36 partidas, marcando nove gols e dando 11 assistências.
🇧🇷 Galeno (25 años)
Doblete y asistencia con Porto 🐉
⚽️4 goles en 9 partidos Champions
⚽️16 goles en 36 partidos de UEFA pic.twitter.com/Mg44k971rB— Xavi Sol (@XaviSol_) September 19, 2023
Sua melhor época no futebol de Portugal foi defendendo as cores do Braga. Os Arsenalistas compraram o jogador em 2019, no qual jogou 113 vezes, marcando 23 gols e dando 24 passes. Desta forma, voltou a chamar a atenção do Porto e foi, então, adquirido em janeiro do ano passado e tem sido o grande destaque dos Dragões. Logo, soma 80 jogos, com 18 gols e 20 assistências.
Assim que chegou ao país, Galeno deu entrada na documentação para ter a dupla nacionalidade. Em março de 2022 o processo foi concluído e, desde então, tem total possibilidade de defender a seleção de Portugal, ou até mesmo jogar pela Seleção Brasileira.