No último domingo (17), o São Paulo venceu o Flamengo, por 1 x 0, no Maracanã, pelo jogo de ida da final da Copa do Brasil. Com o resultado, a equipe de Dorival Júnior só precisa de um empate para garantir o título inédito.
E quem foi o destaque da primeira decisão do torneio foi Jonathan Calleri, que marcou o gol do Tricolor para sacramentar a vantagem sobre o Rubro-Negro. Mais do que isso, o centroavante conseguiu um feito impactante a nível global no futebol.
Isso porque Calleri deixou Harry Kane ‘comendo’ poeira e atingiu um recorde mundial na Copa do Brasil.
Calleri deixa Serginho Chulapa orgulhoso no São Paulo
Segundo levantamento do Minha Torcida em parceria com o Sofascore, o camisa 9 do Tricolor é o jogador com mais gols de cabeça no planeta desde 2022, superando o artilheiro inglês do Bayern de Munique.
Bom dia, #TorcidaQueConduz!
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) September 18, 2023
Confira o gol de Calleri no primeiro jogo da final da Copa do Brasil, pelas lentes da #SPFCplay! #VamosSãoPaulo 🇾🇪 pic.twitter.com/t4jlkendgI
Sua segunda passagem pelo São Paulo se iniciou em setembro de 2021. De lá para cá, o atacante mostrou porque é o xodó da torcida e, principalmente, a esperança de gols na equipe.
Ao todo, Calleri tem 60 gols pelo Tricolor, sendo 18 tentos em 2016. Ou seja, foram 48 bolas na rede nas últimas temporadas. Em meio a esse cenário, uma estatística chama a atenção dos torcedores.
Desde o início do ano passado, o camisa 9 do São Paulo já marcou 16 gols de cabeça. Esse número é maior que o de Kane no mesmo período, que balançou as redes 15 vezes através do cabeceio.
O centroavante argentino ainda supera nomes como Victor Osimhen (15), do Napoli, Robert Glatzel (15), do Hamburgo, e Germán Cano (13), do Fluminense. Vale reforçar que esses três são consideradores exímios cabeceadores.
O aproveitamento de Calleri nas bolas aéreas deixa Serginho Chulapa orgulhoso no Tricolor. O ex-jogador é o maior artilheiro da história do São Paulo, com 242 gols, sendo que boa parte deles também vieram de cabeça.
Outro fato importante é que o atacante espantou uma marca ruim no São Paulo nesta temporada. Antes da primeira partida da final da Copa do Brasil, o camisa 9 apresentava um desempenho insatisfatório em jogos mata-mata em 2023.
Agora, o argentino marcou um dos gols mais importantes pelo Tricolor em uma decisão. Com o recorde internacional em bolas na rede através de cabeceios desde 2022, Calleri quer aumentar ainda mais a marca.
Ele quer que isso aconteça no jogo de volta contra o Flamengo, no próximo domingo (24), às 16h (horário de Brasília), no Morumbi, para ser campeão da Copa do Brasil com o São Paulo pela primeira vez na história.