Nesta sexta-feira (2), Camarões conseguiu uma ótima vitória contra a Seleção Brasileira, se despedindo em alta da Copa do Mundo 2022. Além disso, quebrou um longo tabu da seleção pentacampeã no mundial.
Na última rodada da fase de grupos, a seleção do Brasil utilizou um time reserva, poupando algumas peças importantes para a próxima fase. Por outro lado, Camarões aproveitou a oportunidade e se despediu do Catar com um ótimo resultado, sendo uma vitória por 1 x 0.
Camarões quebra tabu da Seleção Brasileira
A Seleção Brasileira já estava classificada para as oitavas de final da Copa do Mundo 2022, com a incerteza apenas se ficaria em 1º ou 2º lugar do grupo G. Assim, o técnico Tite aproveitou a oportunidade para fazer uma rotação entre os jogadores, poupando a maioria dos titulares.
Enquanto isso, Camarões tinha chances de se classificar, mas precisaria vencer e torcer por uma combinação de resultados no confronto entre Sérvia x Suíça. A seleção africana garantiu o triunfo pelo placar de 1 x 0, mas não conseguiu a vaga. Entretanto, o resultado foi histórico.
Em sete confrontos e com 100% de aproveitamento, é a primeira vez na história que a Seleção Brasileira perde para uma seleção africana na Copa do Mundo.
A sequência da seleção Canarinho contra as equipes da África, iniciou na Copa do Mundo 1974, na Alemanha, quando venceu o Zaire por 3 x 0. Além disso, enfrentou duas vezes a Seleção do Camarões no período, vencendo uma por 3 x 0, em 1994 nos Estados Unidos, e outra por 4 x 1, na edição de 2014 no Brasil.
Bem como, nas sete partidas disputadas, a equipe sul-americana marcou um total de 20 gols e sofreu apenas dois, sem contar a partida desta sexta-feira (2). Confira os confrontos da Seleção Brasileira contra equipes da África:
- Copa de 1974 (Alemanha) – Brasil 3 x 0 Zaire
- Copa de 1986 (México) – Brasil 1 x 0 Argélia
- Copa de 1994 (Estados Unidos) – Brasil 3 x 0 Camarões
- Copa de 1998 (França) – Brasil 3 x 0 Marrocos
- Copa de 2006 (Alemanha) – Brasil 3 x 0 Gana
- Copta de 2010 (África do Sul) – Brasil 3 x 1 Costa do Marfim
- Copa de 2014 (Brasil) – Brasil 4 x 1 Camarões
- Copa de 2022 (Catar) – Brasil 0 x 1 Camarões
A vitória do Camarões também quebra outra longa sequência da Seleção Brasileira. A equipe sul-americana não perdia uma partida oficial para seleções africanas desde 2003, quando os camaroneses venceram por 1 x 0 na Copa das Confederações.
Aliás, o histórico de Camarões é positivo. Além das vitórias citadas, no dia 23 de setembro de 2000, eliminou os brasileiros nas quartas de final dos Jogos Olímpicos de Sydney.
HISTÓRICO! 🇨🇲
Pela primeira vez em Copa do Mundo, uma seleção africana vence o Brasil. Camarões já tinha sido a última nação africana a derrotar os brasileiros em jogos oficiais (2003).
Os Leões Indomáveis não conseguiram a classificação, mas honraram 26 milhões de camaroneses. pic.twitter.com/PdXOsdANyl
— Ponta de Lança (@pontalancapdl) December 2, 2022