Artigos esportivos de basquete são verdadeiros tesouros para os colecionadores e amantes do esporte. Nomes como Lebron James, Magic Johnson, Kobe Bryan, entre outros, tiveram suas camisas de jogo, tênis e demais objetos vendidos por valores muito alto. Agora, foi a vez de Wilt Chamberlain, jogador que teve brilhante passagem pela NBA, que teve sua camisa vendida por 1,79 milhões de dólares, algo próximo de quatro milhões de reais.
O valor, que foi pago em uma camisa do Philadelphia Warriors, é um dos mais altos já pagos por um item esportivo antes de 1980 na história da competição. O item anteriormente pertencia a um amigo do jogador e possui manchas de sangue, que segundo fontes, são de Chamberlain, que teria se ferido na partida.
Inicio meteórico na NBA
Com passagem pela Universidade do Kansas, onde jogava pelos Jayhawks, Chamberlain acabou não indo de primeira para a NBA, sendo contratado pelos Globetrotters, equipe que realiza amistosos, em partidas voltadas mais para o espetáculo, do que da prática profissional. Porém, em 1959, ele assinou com o Philadelphia Warriors, atual Golden State Warriors e deu um um verdadeiro show. Bateu o recorde de pontos da NBA, eleito uma das jovens revelações da competições e eleito o atleta mais valioso da disputa.
Títulos e premiações individuais
Vencedor de duas temporadas da NBA, Chamberlein foi eleito por quatro vezes o MVP da temporada, este presente em 13 oportunidades no All Star Games, foi 11 vezes líder de rebotes na temporada, jogador com mais recordes batidos na carreira, com cerca de 72 recordes. Além disso teve seus números aposentados no Golden State Warriors, Philadelphia 76ers e Los Angeles Lakers, além de fazer parte do Hall da Fama da competição.
Números impressionantes
Chamberlain possui o recorde de marcar 100 pontos em uma única partida, além de ter mais rebotes na história, com 23.924 e ser o recordista em cestas seguidas, com 35.