“Campanha Pelé no dicionário” vai estampar camisa do Santos contra o Atlético-MG

A Campanha Pelé no Dicionário encabeçada pela Pelé Foundation, Santos e pelo SporTV, tem o apoio também do site Memorabília do Esporte. Neste domingo (23), a campanha ganha força, sendo estampada na camisa do clube em que Pelé fez história. Na partida contra o Atlético-MG, a camisa contará com o site na barra.

A Campanha Pelé no Dicionário, encabeçada pela Pelé Foundation, pelo Santos e pelo SporTV, tem o apoio também do site Memorabília do Esporte. Neste domingo (23), a campanha ganha força, sendo estampada na camisa do clube em que Pelé fez história. Na partida contra o Atlético-MG, a camisa contará com o site na barra.

No que consiste a Campanha Pelé no Dicionário

A campanha consiste em homenagear o Rei do futebol, solicitando que Pelé seja exaltado e eternizado de uma forma única: virando verbete de dicionário. O site dá cinco motivos para inserir Pelé no dicionário, além de explicar bem os motivos do porquê o atleta do século XX merece tal honraria. No site podemos observar a descrição do que é ser Pelé: 1. Maior que todos os outros. 2. Referência de grandeza. 3. Inigualável. 4. Sinônimo de excelência. 5. Único.

A campanha foi lançada em 14 de abril, em meio as celebrações dos 111 anos do Santos Futebol Clube, como uma forma de homenagear, também, o maior jogador de todos os tempos. O movimento conta com diversas personalidades, a fim de sensibilizar as editoras na publicação do verbete. Quem quiser apoiar a ideia, é só entrar no site “Pelé no Dicionário” e colocar o nome no abaixo-assinado.

Entenda a origem do apelido

A história é bem simples. O pai de Pelé, Dondinho, jogava no Vasco da Gama de São Lourenço, clube que tinha como goleiro e grande destaque, Bilé. O menino Edson Arantes do Nascimento, ia assistir às partidas do pai ao lado de seu tio Jorge, e as atuações do goleiro da equipe chamavam bastante atenção do pequeno espectador.

O menino gostava de jogar com seus amigos e muitas vezes no gol. Quando defendia algum lance, gritava: Boa Bilé!, porém com a dicção ainda em formação, os amigos passaram a entender Pelé, e a chamar o menino por esse apelido. No início, ele ficava incomodado, porém, depois se acostumou e o apelido se tornou o mais conhecido do mundo e sinônimo de excelência.

Raphael Almeida Raphael Almeida

Jornalista 33 anos. Atualmente sou repórter e comentarista na Web Rádio Bate Fundo Esportivo. Redator no portal Minha Torcida com passagens por Premier League Brasil e Futebol na Veia.

[blocksy_breadcrumbs]