Flamengo e São Paulo se enfrentam neste domingo, às 16h (horário de Brasília), no Estádio do Morumbi, em partida válida pelo jogo de volta da final da Copa do Brasil. Depois da vitória na primeira partida, o Soberano entra como favorito para confirmar o título inédito da competição nacional, enquanto o Mais Querido busca uma virada, que poucas vezes aconteceu em finais desse torneio.
A equipe comandada por Dorival Júnior não deve ter grandes mudanças para a final da Copa do Brasil e espera aproveitar o apoio da torcida para confirmar o título. Enquanto, do outro lado do confronto, Jorge Sampaoli chega ao jogo de número 40 pelo Flamengo e terá a 40ª escalação diferente à frente do clube. Notícia boa para a torcida é o retorno de Giorgian de Arrascaeta apóss lesão e que deve ser titular.
Conteúdo
Campeões em 2017 se enfrentam em 2023
Amigos e campeões pelo Cruzeiro em 2017, Arrascaeta e Alisson são dois dos jogadores que mais jogaram a Copa do Brasil desde que o uruguaio chegou ao país em 2015. A lista tem o jogador do São Paulo na primeira posição, com 51 jogos, seguido pelo uruguaio do Flamengo com 49. Completam os três primeiros, Cássio, do Corinthians, e Fábio, do Fluminense.
Os dois amigos, que serão rivais na final da Copa do Brasil em 2023, conquistaram o título da competição em 2017 pelo time mineiro e Alisson acabou se transferindo para o Grêmio, em 2018, com o uruguaio também saindo do clube em 2019, rumo ao Flamengo.
Arrascaeta pode ser decisivo na final da Copa do Brasil
O uruguaio tem excelentes números atuando no Brasil, são 419 jogos com 109 gols marcados e 101 assistências. Pelo Flamengo, são 138 participações diretas em gols, tendo atuado em 233 partidas, feito 60 gols e distribuído 78 assistências.
O meio-campo uruguaio já foi decisivo nas duas finais que participou pelo Cruzeiro. Em 2017, junto com Alisson, enfrentou o Flamengo na final da Copa do Brasil e fez o gol do empate, por 1 x 1, no Maracanã. Na volta, no Mineirão, o 0 x 0 levou a partida para os pênaltis e o título ficou com o clube celeste.
Em 2018, foi mais decisivo ainda. Estava em um amistoso com a Seleção Uruguaia, na Ásia, e teve que fazer uma viagem de 24h para chegar a tempo do segundo jogo da decisão, na Neo Química Arena. Chegou, jogou e fez o gol decisivo, de cobertura, em cima de Cássio.
Arrascaeta x Alisson: Números pela Copa do Brasil
Os amigos, desde a época de Cruzeiro, vão estar juntos em campo novamente por uma final de Copa do Brasil, mas dessa vez como rivais. Confira abaixo um comparativo com alguns números dos atletas pela competição nacional:
Prováveis escalações de Flamengo e São Paulo
Tanto Dorival Junior como Jorge Sampaoli estão quebrando suas cabeças para decidir as escalações das equipes para a final da Copa do Brasil. Trazemos aqui as prováveis escalações ainda a serem confirmadas uma hora antes da partida. O Flamengo terá o retorno de Arrascaeta e Luiz Araújo, e o São Paulo tem a força de poder repetir sua escalação.
São Paulo: Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo e Caio Paulista; Pablo Maia, Alisson, Wellington Rato e Rodrigo Nestor; Lucas e Calleri.
Flamengo: Rossi; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Gerson, Everton Ribeiro (Thiago Maia) e Arrascaeta; Bruno Henrique e Pedro (Gabigol).
Melhores momento da primeira partida
No primeiro jogo, a equipe paulista foi melhor e venceu, por 1 x 0, no Maracanã, com destaque para a atuação coletiva da equipe, mas também para algumas atuações individuais, como a de Calleri, Rafinha, Beraldo e Alisson.
O Flamengo teve um péssimo desempenho e vai precisar de um jogo bem diferente para conseguir o título no Morumbi. Para isso, conta com o retorno de Arrascaeta, que estava machucado no jogo de ida. Veja abaixo os melhores momentos do primeiro duelo da final da Copa do Brasil 2023: