No último domingo (20), a Federação Mineira de Futebol divulgou o calendário da 1ª fase do Campeonato Mineiro 2023. A competição conta com um novo formato, com os clubes sendo divididos em grupos e VAR em todos as partidas. A abertura está marcada para os dias 21 e 22 de janeiro.
O novo formato conta com oito rodadas da 1ª fase e os 12 clubes divididos em três grupos. Assim, os torcedores já se preparam para a estreia na competição, além dos clássicos locais.
Campeonato Mineiro 2023 divulga calendário
A Federação Mineira de Futebol divulgou o calendário do Campeonato Mineiro 2023, mas apenas as datas das oito rodadas da 1ª fase. Os horários de cada partida ainda não foram anunciados pela federação.
A 1ª rodada da competição está marcada para os dias 21 e 22 de janeiro, no sábado e domingo. O atual campeão e que busca o quarto título seguido, o Atlético-MG estreia em casa contra a Caldense.
Enquanto isso, Cruzeiro e América-MG começam o Campeonato Mineiro fora de casa. A Raposa enfrenta o Patrocinense, no estádio Pedro Alves, na cidade de Patrocínio. Por outro lado, o Coelho visita o Pouso Alegre, no estádio Manduzão.
O primeiro clássico do Campeonato Mineiro 2023 está marcado para acontecer na 3ª rodada, nos dias 4 ou 5 de fevereiro, entre América-MG e Cruzeiro, no estádio Independência. O confronto entre a Raposa com o Atlético-MG será na 5ª rodada, entre os dias 11 e 12 de fevereiro. Por fim, Galo e Coelho entram em campo na 7ª rodada, que está marcada para os dias 25 e 26 de fevereiro, no estádio do Mineirão.
Confira as datas do Campeonato Mineiro 2023
1ª RODADA (21 e 22/1)
- Atlético-MG x Caldense
- Patrocinense x Cruzeiro
- Pouso Alegre x América-MG
- Villa Nova x Ipatinga
- Athletic x Tombense
- Democrata-GV x Democrata-SL
2ª RODADA (28 e 29/1)
- Tombense x Atlético-MG
- Cruzeiro x Athletic
- América-MG x Villa Nova
- Caldense x Democrata-GV
- Ipatinga x Parocinense
- Democrata-SL x Pouso Alegre
3ª RODADA (4 e 5/2)
- Ipatinga x Atlético-MG
- América-MG x Cruzeiro
- Democrata-SL x Villa Nova
- Tombense x Caldense
- Pouso Alegre x Patrocinense
- Democrata-GV x Athletic
4ª RODADA (8 e 9/2)
- Atlético-MG x Democrata-SL
- Cruzeiro x Pouso Alegre
- Athletic x América-MG
- Villa Nova x Democrata-GV
- Caldense x Ipatinga
- Patrocinense x Tombense
5ª RODADA (11 e 12/2)
- Cruzeiro x Atlético-MG
- América-MG x Democrata-GV
- Caldense x Villa Nova
- Democrata-SL x Ipatinga
- Patrocinense x Athletic
- Pouso Alegre x Tombense
6ª RODADA (18 e 19/2)
- Atlético-MG x Patrocinense
- Villa Nova x Cruzeiro
- Ipatinga x América-MG
- Athletic x Caldense
- Democrata-GV x Pouso Alegre
- Tombense x Democrata-SL
7ª RODADA (25 e 26/2)
- Atlético-MG x América-MG
- Caldense x Cruzeiro
- Tombense x Villa Nova
- Ipatinga x Pouso Alegre
- Patrocinense x Democrata-GV
- Democrata-SL x Athletic
8ª RODADA (4 e 5/3)
- Democrata-GV x Atlético-MG
- Cruzeiro x Democrata-SL
- América-MG x Tombense
- Villa Nova x Patrocinense
- Pouso Alegre x Caldense
- Athletic x Ipatinga
Novo formato do Campeonato Mineiro 2023
O Campeonato Mineiro 2023 conta com algumas novidades e um novo formato. As 12 equipes da competição serão divididas em três grupos, com Atlético-MG, Cruzeiro e América-MG sendo cabeças de chave.
Cada equipe enfrenta apenas adversários de outros grupos, semelhante com o formato atual do Paulistão. Os líderes de cada grupo avança para a semifinal. O quarto classificado será a equipe com melhor campanha geral entre os 2º colocados.
Além disso, a semifinal permanece sendo decidida em em dois jogos. Enquanto isso, a final também será decidida em duas partidas. Outro novidade será o VAR em todas as partidas da competição.
O rebaixamento será decidido em um triangular disputado pelas três equipes com pior campanha no geral na 1ª fase.
O Torneio Inconfidência também está mantido, sendo disputado em semifinal e final. O torneio será composto pelas equipes que terminaram a classificação geral entre o 4º e 8º colocado.
O Campeonato Mineiro 2023 conta com três grupos com quatro equipes em cada. O grupo A é formado por Atlético-MG, Athletic, Villa Nova e Pouso Alegre. O grupo B conta com América-MG, Caldense, Patrocinense e Democrata-SL. Por fim, o grupo C possuí o Cruzeiro, Democrata-GV, Tombense e Ipatinga.