Revelado pelo Guarani de Campinas, mas com passagens por Málaga, São Paulo e Corinthians, Amoroso está aposentado desde 2016, quando vestiu a camisa do Boca Ráton, dos Estados Unidos. Com diversos títulos na sua carreira, o atacante também se destacou pelo seu faro artilheiro. O ex-jogador foi artilheiro de cinco competições diferentes e eleito o chuteira de ouro do Mundial de 2005, quando o São Paulo se sagrou campeão mundial.
— Amoroso
Decisivo. Em uma passagem breve — 6 meses — Amoroso tem marcado na história: gols na semifinal e final da Libertadores, no mundial e gols em todos os arquirrivais. Com o São Paulo, conquistou Libertadores e Mundial de 2005. pic.twitter.com/IcOapp3S4G
— Glenda Leal (@glendasleal) November 20, 2021
Conteúdo
Ídolo do São Paulo fala sobre atual momento
Longe dos gramados, Amoroso neste momento é comentarista da ESPN, ao lado de grandes nomes da imprensa esportiva brasileira. O ex-atacante também é empresário e agencia Matteo, seu filho do meio que atualmente se encontra no Internacional. Em entrevista ao Minha Torcida, Amoroso falou com exclusividade sobre o atual momento e os projetos em que ele se encontra.
“Os projetos são inúmeros. Me tornei um empresário, trabalhando no extracampo, com alguns atletas, com alguns meninos que estão começando no futebol e trabalho atualmente na ESPN, próximo de completar dez anos de casa. E também sou sócio da TOFF, uma empresa com uma credibilidade imensa e que já faz parte de várias federações do Brasil.
https://twitter.com/somosaopaulinos/status/1523101963759460352
Ex-atacante fala sobre conquistada da Copa do Brasil
Contratado em 2005, Amoroso foi adquirido pelo clube paulista após passagem pelo Málaga da Espanha. Apesar de ficar pouco tempo na equipe, conquistou o carinho de diversos torcedores e rapidamente se tornou um dos ídolos da equipe. Nos 28 jogos que vestiu a camisa Tricolor, marcou impressionantes 16 gols, sendo campeão da Libertadores e do mundo, no mesmo ano. Inclusive no Mundial, em um duelo duro contra o Al-Ittihad, foi autor de dois gols que garantiram a passagem do clube paulista para a grande final.
Sobre o título da Copa do Brasil, Amoroso demonstrou enorme felicidade, exaltou a história do clube e, ao citar as conquistas dos mundiais, deu uma leve provocada nos rivais, já que o clube é o único que conseguiu este feito até o momento. “Feliz demais pela conquista da Copa do Brasil, por mais este título para a nossa galera, já que o São Paulo é o maior campeão do Brasil, já que com três mundiais é difícil de bater”, afirmou.
Amoroso fala sobre carinho da torcida do São Paulo
Mesmo tendo atuado apenas uma temporada e poucos jogos, o ex-jogador ganhou o carinho da torcida do São Paulo. Na entrevista ao Minha Torcida, ele destacou os pontos que ele acha que foram decisivos para se tornar ídolo do clube e afirmou que sempre se dedicou ao máximo para dar a resposta dentro de campo e dar alegria para os torcedores do clube.
“Acho que é o comprometimento, dedicação, respeito pela camisa do São Paulo e o carinho dos torcedores. Eu procurava jogar e dar alegria para eles. Entrava dentro de campo para mostrar que eles poderiam estar tranquilos, porque eu estaria jogando e não iria decepcionar. Graças a Deus eu tive duas conquistas importantes para o torcedor e para mim também, que foi a Libertadores e o Mundial. Muitos tentam e poucos conseguem. Tenho um carinho especial pelas cores do Tricolor Paulista”, comentou.
Os filhos de Amoroso que são jogadores de futebol
Giovanni Amoroso, atualmente com 25 anos, iniciou nas categorias de base da Udinese, indo depois para atuar profissionalmente no Ituano. Após poucas oportunidades, acabou indo para o Boca Raton, clube em que Amoroso se aposentou. Entretanto, após a passagem pelos Estados Unidos, decidiu se aposentador dos gramados de maneira precoce, investindo atualmente em moda. Seu irmão mais novo, Matteo, também resolveu tentar ser jogador e é um dos jovens atletas do Internacional.
Arquivo Pessoal / Giovanni Amoroso
Matteo Amoroso, o outro filho do craque, é atacante do Internacional, inclusive recebendo algumas oportunidades no time de cima. Ele também iniciou na base da Udinese e desde 2021 atua nas categorias de base do clube gaúcho, onde vem tendo um desempenho excepcional. Amoroso que comentou sobre a trajetória do seu filho mais novo no futebol.
“O mais velho não joga mais, mas o do meio estava na Itália e veio para o Internacional de Porto Alegre. Muito feliz e espero que ele possa ter uma carreira brilhante, ainda mais pela qualidade que ele tem. Tenho certeza que em breve vai estar mostrando seu talento no futebol brasileiro”, completou.
Divulgação /Internacional