O \ voltou novamente a público na última quarta-feira para anunciar um novo critério de pontuação: Passe incompleto.
A partir desta temporada, o “passe errado”, que descontava 0,0 pontos, mudou, e se chamará “passe incompleto”. Além da mudança no nome, também houve mudança na pontuação: será descontado apenas 0,10 pontos. Mesmo que pareça bastante benéfico aos cartoleiros, o fantasy game alerta os jogadores que o número dos passes incompletos será muito maior do que os antigos “passes errados”.
Entretanto, para entender de fato a mudança, vamos explicar as alterações no critério dos scouts:
- Passe fora do alcance do companheiro será levado em conta;
- Passe de graça para o adversário será levado em conta;
- Cruzamentos (com a bola rolando ou parada) direto para fora ou longe de um companheiro de equipe, será levado em conta;
- Qualquer passe, cruzamento ou lançamento que seja desviado, bloqueado ou interceptado, será levado em conta.
NOVIDADE NOS SCOUTS!
Veja tutorial e novos critérios de passe incompleto
???? https://t.co/C0eQpU281l pic.twitter.com/osKHKQbZjK— Cartola FC (@cartolafc) June , 2020
Nos casos de cruzamento para a área, passe rasteiro em profundidade ou lançamento pelo alto em que a bola era afastada pelo adversário, mas havia um companheiro na jogada, não se contabilizava o passe errado. Agora, isto será contabilizado como passe incompleto, e a cada momento que isto acontecer, o autor da jogada terá 0,10 pontos descontados em sua pontuação geral na partida.
A mudança também deve tirar pontos dos goleiros. Isso porque, a partir desta temporada, a cobrança de tiro de meta errado, seja para fora do campo ou em que o adversário consiga tocar na bola, além da reposição com a mão, que encontre o adversário, ou até mesmo um chutão com a bola em jogo, será contabilizado como passe incompleto, e serão descontados 0,10 pontos em cada situação.
Segundo os administradores do game, a mudança foi feita por conta de “fruto da troca de fornecedor de scouts dos canais Globo, para alinhamento ao padrão internacional. Além do Cartola, os novos conceitos de scouts – agora fornecidos pela empresa Footstats – serão incorporados a todas as transmissões de futebol, reportagens e dados estatísticos da Globo”, ou seja, trata-se de uma mudança na avaliação das estatísticas de forma geral no futebol, que atingiu o game.
Vale lembrar que o Cartola FC já havia sofrido várias mudanças em seus critérios de pontuação, \, por exemplo. As alterações nos critérios é algo bastante comum a cada temporada, e tem o objetivo de tornar o game mais justo e atrativo, atendendo também algumas reclamações por parte dos usuários.
Com as várias mudanças, a tendência é de que estas diferenças também atinjam os cálculos de valorização dos jogadores. Entretanto, a fórmula é a mesma de várias temporadas. O Cartola FC já é o maior fantasy game de futebol do Brasil, e em 2019, teve cerca de 8,6 milhões de times cadastrados. Além disso, o jogo trouxe para a Rede Globo aproximadamente R$17, milhões, graças ao pagamento de serviços premium.
Acompanhe diariamente o Minha Torcida e se inscreva também no \ nosso canal no YouTube que traz indicações de jogadores toda rodada. Vários conteúdos legais para te ajudar a montar o time ideal e mitar saem toda semana.