Em sua primeira participação na Copa do Mundo, o Catar conta com um desempenho muito ruim na competição, mesmo com duas partidas disputadas. Assim, demonstra estar muito longe de um nível competitivo para o mundial, quebrando algumas marcas que não aconteciam há 12 anos.
A Seleção do Catar perdeu as duas partidas que disputou, sendo a primeira para o Equador e segunda para Senegal, superando os números negativos da edição de 2010, quando a África do Sul sediou o mundial.
Catar quebra marcas negativas na Copa do Mundo
A Copa do Mundo 2022 entrou para a história, sendo a primeira edição sediada no Oriente Médio. Além disso, foi a oportunidade para a Seleção do Catar disputar a competição pela primeira vez.
As expectativas na equipe local não eram das mais altas, visto pelo histórico no futebol, sendo uma seleção de pouca tradição. No entanto, quebrou algumas marcas negativas na competição, algumas que duravam 12 anos.
Na estreia da Copa do Mundo 2022, realizada no último dia 20 de novembro, o Catar se tornou o primeiro anfitrião a perder na abertura da competição. Em 21 edições, todas as seleções do país sede venceram ou empataram no 1º jogo, sendo 22 jogos de invencibilidade, visto que Japão e Corei do Sul sediaram o mundial de 2002.
Além disso, ainda na 1ª partida da competição, a Seleção do Catar foi o primeiro anfitrião que não acertou pelo menos uma finalização em direção ao gol. Os jogadores da equipe local até arriscaram cinco chutes, mas nenhum passou perto da meta principal.
Na 2ª rodada, o Catar enfrentou Senegal e também perdeu, quebrando outras marcas negativas. A derrota confirmou a eliminação da seleção, algo que não acontecia há 12 anos. Dessa forma, se juntam à África do Sul, que foi a primeira anfitriã eliminada na fase de grupos da Copa do Mundo.
No entanto, os sul-africanos garantiram uma boa campanha em sua primeira e única participação na Copa do Mundo. Em três partidas disputadas, garantiu um empate e uma vitória, além de perder uma vez. Inclusive, derrotou a Seleção Francesa por 2 x 1. Dessa forma, terminou na 3ª colocação do Grupo A, com quatro pontos conquistados.
Sendo assim, o Catar poderá chegar apenas aos três pontos na fase de grupos, não alcançando a campanha da África do Sul. Entretanto, a última partida será contra a Holanda, uma das candidatas ao título. Assim, a tendência é sofra a terceira derrota.
A boa notícia para a seleção local, é que a partida contra Senegal contou com uma marca importante para os anfitriões. O gol de Mohammed Muntari aos 33 minutos da etapa final, foi o primeiro da seleção na história da competição.