Restando apenas dois dias para o início da Copa do Mundo, a FIFA anunciou que a venda de bebidas alcóolicas está proibida durante a competição. A exigência foi feita pelo comitê organizador do mundial do Catar.
Nos últimos dias, a família real do Catar fez uma exigência a Budweiser, uma das principais patrocinadores da Copa do Mundo e que possuí contrato de exclusividade para a venda de cervejas na competição. No pedido, a empresa precisou realocar os pontos de venda dos produtos dos estádios para a parte externa, com o consumo de bebida alcóolica sendo permitido apenas nos arredores dos estádios. Contudo, em novo comunicado, a comercialização está proibida.
Bebidas alcóolicas estão proibidas na Capa do Mundo
As polêmicas envolvendo o Catar e as decisões para a Copa do Mundo crescem com o passar dos dias. A FIFA emitiu um comunicado de que a comercialização de bebidas alcóolicas está proibida nos estádios, tanto na parte interna, como na externa.
No comunicado, eles informam que a venda de cervejas será permitida apenas no FIFA Fan Festival, mas apenas após às 18h30, horário local. Além disso, o consumo de bebidas alcóolicas nos camarotes dos estádios, bares e hotéis licenciados também serão permitidos.
Segundo a Reuters, a organização alega que a decisão foi tomada por conta da presença de muitos torcedores do Oriente Médio e Sul da Ásia e o álcool não criaria uma experiência agradável.
Rapidamente, alguns torcedores demonstraram indignação com as decisões. A Associação de Torcedores de Futebol na Inglaterra emitiu um comunicado criticando as medidas de última horas. Eles comentam que alguns torcedores gostam de beber cerveja durantes as partidas e outros não, é uma escolha pessoal. No entanto, afirma que o problema é a decisão restando dois dias para a Copa do Mundo. “Um problema mais amplo, a total falta de comunicação e clareza do comitê organizador em relação aos torcedores”, afirma o grupo.
A decisão gerou uma preocupação aos torcedores que irão para o Catar, levantando a possibilidade de que os anfitriões não cumpram algumas flexibilidades pedidas pela FIFA, como a liberdade de imprensa, protestos e os direitos dos turistas LGBTQIA+.
A Associação de Torcedores de Futebol também menciona sobre a possibilidade de outras promessas não serem cumpridas, sendo compreensível a apreensão de muitos visitantes, envolvendo transporte e acomodações, por questões culturais.
O New York Times também critica a decisão da FIFA e dos organizadores da Copa do Mundo, afirmando que a entidade demonstra não ter controle total das principais decisões envolvendo a competição.
Além disso, menciona o fato da FIFA ter pressionado o governo do Brasil para alterar uma lei que proibia o consumo de álcool dentro dos estádios, flexibilizando a prática para a Copa do Mundo 2014.
Statement on beer sales at #WorldCup stadiums 🏟️ on behalf of FIFA and Host Country 🇶🇦: pic.twitter.com/o4IEhboXks
— FIFA Media (@fifamedia) November 18, 2022
Confira as novas regras para bebidas alcóolicas na Copa do Mundo
Dessa forma, com as novas regras para a Copa do Mundo, está proibido a venda e consumo de bebidas alcóolicas em todo o perímetro do estádio, tanto na parte interna como externa.
Não será permitido a comercialização e consumo de bebidas alcóolicas nas ruas e os torcedores não poderão levar ou consumir os produtos nos estádios, nem em locais públicos.
O consumo de bebida alcóolicas é permitido apenas em hotéis, bares e restaurantes licenciados, além dos camarotes e áreas VIP dos estádios.
A venda e o consumo de cerveja também será permitido nos espaços da FIFA Fan Festival, mas a partir das 18h30, horário local.