De olho nas competições inferiores do futebol brasileiro, nesta segunda-feira (6), a CBF anunciou mudanças no Campeonato Brasileiro Série C. Dessa maneira, a Confederação Brasileira de Futebol investe nas equipes e também na competição nacional de futebol.
CBF investe na Série C
O Campeonato Brasileiro Série C começa logo no início de maio, e tem previsão de terminar em no dia 12 de novembro. Em resumo, com 20 equipes, a competição repetirá o mesmo formato de 2022, ou seja, com apenas um turno, em 19 rodadas.
Com objetivo de elevar o nível técnico, assim, tornar a competição mais competitiva, a CBF investirá 70 milhões na Série C. Com isso, aumenta em quase 40% a premiação paga aos clubes que disputam a divisão brasileira de futebol.
Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol, comenta sobre o investimento, afinal, a entidade tem como foco aumentar a qualidade técnica e também tornar mais atrativa comercialmente:
“A intenção é tornar os campeonatos mais atrativos comercialmente. Esse dinheiro vai servir para os clubes montarem elencos mais fortes e investirem também nos seus estádios, gramado, iluminação, vestiários. Acredito que quanto melhor o espetáculo, mais interessante as duas séries ficarão para os patrocinadores e torcedores”.
Em resumo, na temporada de 2023, a CBF vai destinar 17 milhões de reais para cada time que disputa. Além do dinheiro para as equipes, a Confederação investirá cerca de 50 milhões de reais para organizar a Série C. Essa quantia é para as despesas referentes a transporte, hospedagem dos clubes, alimentação, arbitragem e também antidopagem.
“Fazemos uma administração austera, mas queremos também distribuir renda para os nossos clubes. A CBF tem esse papel de fomentador do futebol brasileiro e não vai abrir mão disso. A médio prazo, o objetivo é diminuir esses investimentos à medida que as duas competições consigam se viabilizar comercialmente”.
A CBF também possui um plano para investir na Série D do futebol brasileiro. A 4ª divisão começa em maio, com 64 clubes. O campeonato possui um formato diferente, com oito grupos, os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam para a próxima fase. Serão 14 rodadas, após isso, começa a fase mata-mata.
A princípio, a competição possui 50% superior em relação ao ano interior. As finais estão previstas para acontecer nos dias 16 e 23 de setembro, com jogo de ida e volta. Recentemente, a Confederação Brasileira de Futebol anunciou mudanças em relação aos patrocínios nos estádios nas competições da Série A, B e Copa do Brasil.
Foto/ divulgação: Brasileirão Série C