Após a confirmação de que Tite não é mais técnico da seleção brasileira, já são discutidos quais os possíveis nomes para substituir o ex-técnico.
Durante seis anos Tite esteve no comando da equipe canarinho, onde disputou duas Copas do Mundo, mas em ambas, não passou das quartas de final. Em 2018 perdeu para a Bélgica por 2 x 1 e neste ano, não superou a Croácia nas cobranças de pênaltis, após empatar em 1 x 1.
Com o Brasil, o técnico brasileiro ganhou apenas a Copa América em 2019 e em 2021, ficou com o vice-campeonato perdendo para a Argentina dentro de casa, no Maracanã. Dessa forma, o ex-técnico do Corinthians deixou a seleção após 60 vitórias, 15 empates e 6 derrotas, sendo três delas em Mundiais (Bélgica em 2018; Camarões e Croácia em 2022).
Técnico estrangeiro na seleção brasileira?
Nesse sentido, alguns nomes são discutidos como possíveis candidatos para substituir Tite e o mais comentado é a possibilidade de um técnico estrangeiro na seleção brasileira. E ao falar de um treinador que não seja brasileiro, logo se pensa em Abel Ferreira que comanda o Palmeiras há um pouco mais de dois anos e já conquistou seis títulos com o Alviverde. Ainda, tem um aproveitamento de 65% com a equipe sendo 160 partidas, 92 vitórias, 36 empates e 32 derrotas.
Portanto, Cabral Neto, comentarista do Globo Esporte, considera que a melhor opção para a seleção brasileira seja um técnico português com base nos trabalhos que já realizaram no futebol brasileiro.
Não vejo nenhum treinador brasileiro com um nível de qualidade próxima ao Tite. Todos os técnicos especulados ultimamente conviveram com passagens bem ruins recentemente: Mano Menezes no Palmeiras e no Bahia, o Renato Gaúcho no Flamengo, o Cuca no Atlético Mineiro ou o Fernando Diniz no Santos e no Vasco da Gama
Não há um trabalho consistente no Brasil, exceto de um português. Por isso, se a CBF abrir a possibilidade para um treinador estrangeiro, Abel Ferreira poderá ser boa solução. Além dos resultados, Abel demonstra maior repertório de ideias e conceitos de jogo mais avançados.
Ex-jogador deixa entender que Abel Ferreira será o novo técnico da seleção
O ex-jogador Preto Casagrande publicou em suas redes sociais uma foto ao lado de Abel Ferreira com uma frase curiosa:“Vinte anos depois. Jogamos juntos no Vitória. Com o próximo treinador do Brasil. Boa sorte, mister Abel Ferreira”, disse em uma postagem no Instagram.
Ambos defenderam o Vitória de Guimarães, de Portugal, nos anos 2000.