No último domingo (2), o Palmeiras empatou por 2 X 2 com o Athletico-PR, fora de casa, pela 13ª rodada do Brasileirão. Com o resultado, o Verdão ficou na 4ª posição com 23 pontos, 10 a menos que o líder Botafogo.
Contudo, a partida ficou marcada pelas polêmicas. O árbitro expulsou Gustavo Garcia ao marcar bola na mão na área do Palmeiras. O Furacão aproveitou o pênalti para buscar a reação no jogo.
Por outro lado, o Verdão ficou na bronca com a arbitragem por não expulsar Zé Ivaldo, que deu uma cotovelada na nuca de Endrick. Como Abel Ferreira estava suspenso, o auxiliar técnico João Martins fez protestos à CBF.
Nesta segunda-feira (3), a entidade detonou João Martins. Já o Palmeiras respondeu na mesma moeda.
João Martins X CBF
Tudo começou quando João Martins questionou os erros de arbitragem no futebol brasileiro alegando um suposto esquema. Como justificativa, o auxiliar técnico acredita que o sistema não quer ver o Verdão campeão:
“Nós entendemos que o futebol brasileiro passa uma imagem de que é o mais competitivo do mundo porque ganham vários. Mas ganham vários porque, muitas vezes, não deixam os melhores ganhar. É ruim para o sistema o Palmeiras ganhar dois anos seguidos”.
Além disso, João Martins classificou a primeira advertência a Garcia como “inacreditável”. Em seguida, o diretor de futebol do Palmeiras, Anderson Barros, encerrou a entrevista coletiva:
“Deu amarelo ao Garcia por atrasar um lateral. Inacreditável. O Brasil é especialista em perder tempo. Por isso na Europa não se vê jogos do Brasil”.
Através de nota oficial, a CBF declarou que a entrevista de João Martins foi um “festival de grosserias” e uma tentativa xenofóbica de diminuir o Brasileirão mundo afora. A entidade ainda prometeu ir ao Tribunal Superior de Justiça Desportiva (STJD) para que o auxiliar de Abel explique qual seria o esquema.
CBF emite nota acusando João Martins, auxiliar de Abel Ferreira, de xenofobia.
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) July 3, 2023
"Desfile de grosserias e uma tentativa infantil e até xenofóbica de reduzir a relevância do futebol brasileiro na Europa", diz parte da nota.
A entidade afirma ainda que vai acionar o STJD para que… pic.twitter.com/i9ohDblyUB
O Palmeiras não perdeu tempo para sair em defesa de João Martins. Em um comunicado, o Verdão rebateu as falas da entidade e contestou que houve xenofobia por parte do auxiliar técnico. Outras polêmicas recentes de arbitragem também foram citadas.
Palmeiras acaba de emitir nota oficial 'contra-atacando' a CBF.
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) July 3, 2023
Clube diz que a nota da entidade foi agressiva e questiona: "Por que o comunicado da CBF é endereçado exclusivamente ao Palmeiras, sendo que profissionais de outra equipe da Série A fizeram, também ontem,… pic.twitter.com/qte64SeulD