De acordo com Fabrizio Romano, especialista em mercado de transferência europeia, o Chelsea está a ponto de contratar Joško Gvardiol, zagueiro do RB Leipzig e da seleção da Croácia. O clube do Stanford Bridge vai desembolsar 90 milhões de libras (R$ 535 milhões) para ter o croata. No entanto, o atleta permanece na Alemanha até junho de 2023. Só depois, voará para Londres.
Gvardiol seria recorde
Revelado pelo Dínamo Zagreb, Gvardiol chegou ao RB Leipzig na última temporada, assumindo papel de protagonismo logo de cara: ele disputou 46 jogos, marcando dois gols e distribuindo três assistências. Dessa maneira, com esse valor que provavelmente será pago pelos Blues, o atleta quebraria um recorde
Assim, croata se tornaria o zagueiro mais caro da história do futebol mundial, superando Harry Maguire, que custou 87 milhões de libras (R$ 518 milhões) ao Manchester United.
Carreira de Joško Gvardiol
Antes de tudo, começou a jogar futebol aos sete anos de idade. Logo, quando seu pai Tihomir, outrora jogador amador em sua terra natal, Novigrad, o levou para Trešnjevka. Assim sendo, enquanto estava lá, ele foi visto por Lokomotiva e Zagreb. No entanto, de última hora recebeu uma oferta do Dínamo Zagreb que a sua família aceitou.
Inicialmente, ele jogou como lateral-esquerdo ou meio-campista central até que o treinador da academia do Dínamo. Dalibor Poldrugač o transferiu para a posição de zagueiro. Logo depois, Joško Gvardiol Gvardiol começou a atrair o interesse de clubes europeus proeminentes, incluindo Manchester City, Lille, Borussia Dortmund, RB Leipzig, Bayern de Munique, Ajax, Inter de Milão e Roma.
Depois de ficar impressionado com suas atuações nas equipes juvenis, o técnico juvenil do Dínamo, Nenad Bjelica, convocou Gvardiol para a equipe principal para jogos de pré-temporada na Eslovênia no verão de 2019. Em 2 de julho, ele marcou em uma vitória amistosa por 2 x 0 sobre Áustria Klagenfurt. Em 10 de outubro de 2019, ele foi incluído na lista Next Generation do The Guardian.
Foto Destaque; RB Leipzig