Na tarde deste sábado (25), o Campeonato Carioca foi palco do primeiro clássico da rivalidade do ano de 2023, Botafogo e Flamengo se enfrentaram, no estádio Nacional de Brasília, pela 9ª rodada da fase de grupos do certame estadual.
Como já é esperado, todo clássico começa bem antes do apito inicial, seja com provocações em redes sociais entre torcedores e às vezes, jogadores também se alfinetam com indiretas, tudo em nome da rivalidade.
E com o Fogão e o Mengão não foi diferente, a questão é que as coisas ganharam uma proporção muito grande e acabou passando do ponto, refletindo em campo. Prova disso, é que foi um jogo violento, cheio de cartões e expulsões, além disso, teve até uma agressão ao juiz.
As expulsões e agressão do clássico
O que faltou em empenho e qualidade dentro de campo, sobrou em marra, visto que o marcador ficou no 1 x 0 com gol de Matheus Gonçalves aos 24′ da primeira etapa. Após o tento do adversário, o Botafogo ficou com os nervos à flor da pele e o clima esquentou.
Dessa forma, vendo as rédeas do jogo escapar de suas mãos, o árbitro Tarcizo Pinheiro Caetano, começou a dar cartões amarelos como sinal de advertência, mas a decisão inflou ainda mais os ânimos dos jogadores alvinegros e o dono do apito não viu outra saída, senão começar a distribuir vermelhos.
No segundo tempo, após substituição, Joel Carli iniciou uma série de reclamações que resultou em expulsão. Os outros dois cartões vermelhos foram para Marçal e Tiquinho Soares, sendo que o último citado, foi expulso por vontade uma agressão ao árbitro.
O atacante do Botafogo perdeu a cabeça e durante uma reclamação, acabou dando uma cabeçada em Tarcizo, obviamente, não teria como somente advertir o jogador, então a expulsão foi dada.
Botafogo e as expulsões
O que aconteceu neste clássico não foi um fato isolado, o time da estrela solitária aparentemente vem a campo bem estressado em clássicos. Visto que no clássico Alvinegro, contra o Vasco, também houveram expulsões.
Na ocasião, Adryelson e Rafael acabaram levando cartão vermelho, o que influenciou diretamente no resultado e o adversário aproveitou a vantagem em campo, conquistando a vitória por 2 x 0.
Próximos compromissos
O Fogão tem um jogo muito importante na próxima quinta-feira (2), contra o Sergipe, às 20h (horário de Brasília), no estádio Batistão. A partida é válida pela estreia do time na fase de grupos da Copa do Brasil 2023.
Já no domingo (5), o Botafogo muda a chave da competição e volta as atenções novamente para o Cariocão, isso porque enfrentará o Resende, às 16h (horário de Brasília, no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no RJ.