Clube bilionário da China é rebaixado após temporada caótica

Nesta terça-feira (27), faltando uma rodada para terminar a Liga da China, foi confirmado o rebaixamento do clube Guangzhou FC para a segunda divisão do campeonato chinês após perder por 4 x 1 do Changchun Yatai. Sendo assim, desde o dia 21 de agosto que a equipe não vence um duelo e do mesmo modo, teve sua 22ª derrota de 33 partidas jogadas.

Clube da China quer apagar o ano de 2022 da memória

O time é conhecido, por já ter passado nomes como do argentino Darío Conca, Elkeson, Lucas Barrios, Diamanti, Jackson Martínez e dos brasileiros como Ricardo Goulart, Paulinho, Alan e Talisca. 

No comando da equipe teve nada menos que Fábio Cannavaro por quatro anos até ser demitido, após a imobiliária Evergrande Group quase falir em setembro de 2021, seu principal patrocinador que até pouco tempo, estampava o nome do clube, Guangzhou Evergrande FC.

A empresa conseguiu evitar a falência, mas cortou qualquer investimento inserido no futebol, o que afetou drasticamente a vida do clube chinês. Vale lembrar que Felipe Scolari e Marcello Lippi também foram treinadores do time chinês.

Na temporada de 2022, passaram zerados na Liga dos Campeões da Ásia. Não marcou nenhum gol a favor e sofreu 24 contra, com seis derrotas de seis partidas disputadas na competição.

Do mesmo modo, teve apenas três vitórias e oito empates de 33 rodadas do campeonato chinês e ainda falta uma para encerrar a competição.

De um dos maiores times da China a rebaixamento em 2022

Apesar de um ano para lá de conturbado, Guangzhou FC esteve na elite do futebol da China por mais de uma década. Entre 2011 a 2019, eles perderam apenas a liga de 2018, onde ficaram em segundo lugar e o Porto de Xangai de Wu Lei levou o título.

Ao todo, foram oito campeonatos chineses, duas Taças da China e quatro Supertaças Chinesas, além de conquistarem duas vezes a Champions League da Ásia em 2013 e 2015.

Outro fator que influenciou no rendimento da equipe e até mesmo na qualidade técnica do futebol chinês, foi a implementação de várias medidas os controles de gastos, a principal delas é a norma de um teto máximo para salários de jogadores estrangeiros, o que fez muitos fortes nomes se afastarem da Liga.

O futebol chinês era muito atrativo para jogadores de vários cantos do mundo, devido ao alto salário que se pagava para eles, no entanto, esse cenário mudou e afetou drasticamente a qualidade do futebol do país.

 

Carolina Castro Carolina Castro

Tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Desde criança desenvolvi o gosto por esporte e por isso escolhi ser jornalista. Foi a profissão que me deixou mais próxima daquilo que mais amo: falar e escrever sobre esporte.

[blocksy_breadcrumbs]