As movimentações realizadas pelos clubes árabes vem impactando diversos clubes pelo mundo. Sem medo de altos investimentos, os times locais estão desembolsando verdadeiras fortunas para adquirir reforços pontuais. Depois da chegada de Neymar, outro brasileiro movimentou e muito o futebol local, rendendo uma verdadeira fortuna para um time da Série B do Brasileirão.
O atleta em questão é Luiz Felipe, zagueiro com passagem pela Seleção da Itália e por Lazio e que estava no Bétis. O jogador foi revelado pelo Ituano, equipe que neste momento ocupa a décima sexta posição da Série B. Ele foi adquirido pelo Al-Ittihad, clube que tem no seu elenco Benzema, Grohe e Romarinho. No total, a negociação girou em algo próximo de 131 milhões de reais, valor inclusive superior ao que o clube espanhol tinha pagado anteriormente pelo jogador.
📝 𝗗𝗘𝗔𝗟 𝗗𝗢𝗡𝗘: Luiz Felipe has signed for Al-Ittihad from Real Betis. €25m fee. 🇸🇦✅
(📸 @ittihad) pic.twitter.com/EireqD59vG
— Transfer News Live (@DeadlineDayLive) September 7, 2023
Quanto o Ituano pode receber?
Por conta do mecanismo de solidariedade da FIFA, o clube formador tem direito a receber cerca de 5% do valor total da negociação. Por isto, o Ituano terá uma excelente ajuda para pagar a folha salarial da equipe, além de poder anunciar novos reforços. Se for confirmado o valor total de 131 milhões, o clube pode desembolsar quase seis milhões de reais apenas com este negócio envolvendo o zagueiro brasileiro e o time árabe.
Valor pode ajudar equipe na Série B deste ano
Na temporada passada, algumas informações davam conta de que o gasto mensal com futebol do Ituano girava em algo próximo de 500 mil por mês. Com o valor que deve ser recebido por conta da venda de Luiz Felipe ao futebol árabe, o clube deve ter um alivio financeiro importante e, inclusive, pode investir valores mais altos em futebol na temporada que vem, em que terá pela frente o Paulistão e a Série B.
Clube não vive bom momento na Série B
Apesar de ocupar a décima terceira posição na tabela, o Ituano não corre riscos de ser rebaixado, mas não faz boa campanha. Nas últimas cinco partidas o time venceu apenas duas vezes, empatou outras duas e teve uma derrota. No momento, o time está cinco pontos do Sampaio Corrêa, que é a última equipe dentro da zona de rebaixamento da Série B.