Clubes do futebol brasileiro se unem e prestam tributo as vítimas do holocausto

Os clubes do futebol brasileiro se uniram para prestar uma homenagem ao “Dia Internacional Contra o Fascismo e o Antissemitismo”, que é celebrado no dia 9 de novembro, na penúltima rodada do Brasileirão Série A 2022,

A mobilização busca chamar atenção do público sobre um tema importante que envolve um dos piores momentos da história da humanidade, onde muitas pessoas perderam a vida e de forma trágica. Além disso, também conta com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o assunto, que não deve ser relativizado e negado a existência.

Clubes prestam homenagem as vítimas do holocausto

A ação das equipes consistiu em algumas publicações nas páginas oficiais de cada clube, com postagens sobre o tema e prestando homenagem as vítimas do Holocausto. Além disso, nas partidas disputadas pelo Brasileirão Série A na última quarta-feira (9), alguns clubes utilizaram uma ‘Estrela de Davi' estampada nas camisas.

Dessa forma, a mobilização foi organizada por clubes brasileiros em parceria com o “Memorial do Holocausto de São Paulo”, que enviou um carta-convite, livros contando a história dos sobreviventes do Holocausto e que vieram para o Brasil no século XX, além de Estrelas de Davi amarelas, que foram coladas nas camisas das equipes.

A ideia foi elaborada pela Tech and Soul, que possuí o objetivo de dar visibilidade ao trabalho realizado pelo Memorial, mantendo viva a memória sobre um período que vitimou mais de 6 milhões de pessoas.

O projeto envolveu os 20 times da Série A e o São Paulo, Fluminense e Atlético-MG entraram em campo com a Estrela de Davi estampada nos uniformes. Além disso, clubes como o Corinthians Santos, utilizaram as redes sociais para falar sobre a ação.

Dia Internacional contra o Fascismo e Antissemitismo

O Dia Internacional contra o Fascismo e Antissemitismo é uma memória da “Noite dos Cristais”, que ocorreu 84 anos atrás e nos territórios da Alemanha nazista, na noite do dia 9 para o dia 10 de novembro de 1938.

Nesse dia, as milícias paramilitares da SA atacaram residências e estabelecimentos comerciais que pertenciam a judeus. O nome é uma referência às vitrines estilhaçadas, sendo mais de 7 mil estabelecimentos destruídos, além de mil sinagogas. Entre 36 e 91 pessoas perderam a vida.

Além disso, cerca de 38 mil judeus foram presos e enviados aos campos de concentração, ao lado de outras milhões de pessoas que foram submetidas a tortura e trabalho escravo.

O símbolo da campanha, com a Estrela de Davi amarela, é uma referência a identificação utilizada em comércios e roupas por judeus durante o Holocausto.

Parceria com futebol brasileiro

A parceria entre o Memorial do Holocausto de São Paulo com clubes brasileiros não é novidade. Em 2019, a Tech and Soul fez uma ação com o Corinthians, onde os jogadores entraram em campo com a Estrela de Davi.

Agora, em 2022, o Corinthians fez uma publicação nas redes sociais, repercutindo o tema e dizendo que é um período da história que jamais deverá ser esquecido e, principalmente, repetido.

Outro clube que também apoiou a causa foi o Santos pela internet. Em seu perfil, o Alvinegro Praiano disse que é uma honra fazer parte da campanha e na luta contra o Antissemitismo e o Fascismo.

Bem como o Fluminense, que publicou uma foto na camisa utilizada na partida contra o Goiás e escreveu a mensagem “lembrar para jamais repetir”. Da mesma forma que o Atlético-MG e o Ceará, que também fizeram um tributo em seus uniformes.

Gabriel Lemes Gabriel Lemes

Sou jornalista e sonho em trabalhar com jornalismo esportivo. Desde pequeno, convivo com futebol e com o passar dos anos, fui me apaixonado por outras modalidades. Hoje, não me vejo trabalhando em outro área que não seja com esporte. A emoção que um simples jogo causa no torcedor e nos fãs, é algo inexplicável e encantador, o que só aumenta  a minha admiração.

[blocksy_breadcrumbs]