A Libertadores da América que teve mais uma rodada da fase de grupos concluída nesta semana; chega a rodada final com 10 equipes já classificadas e mais 13 times brigando pelas seis últimas vagas as oitavas de final da competição.
Entre os clubes brasileiros, o Atlético-MG que não tem mais chances, brigará por uma vaga a Copa Sul-Americana.
A sexta e última rodada da fase de grupos da Libertadores será daqui a duas semanas, onde já declaramos no início desta matéria que 13 equipes ainda brigarão por seis vagas.
Veja abaixo a situação de cada brasileiro na competição:
Pelo Grupo D, o Flamengo ainda briga por uma das vagas a próxima fase da competição; ao clube carioca que tem ao seu lado na briga por essa vaga as equipes do Peñarol e da LDU, restará a ele um empate que garantirá seu lugar as oitavas de final da competição sul-americana – o duelo será contra o Peñarol, em Montevideu, no Uruguai, no dia 8 de maio, em um confronto direto dentro da chave.
No Grupo H, o Grêmio tem sua situação um pouco mais tranquila que o Rubro-Negro, uma vez que decidirá a sua permanência na Libertadores em Porto Alegre, ao lado de sua torcida. O Tricolor Gaúcho que tem os mesmo sete pontos da Universidad Católica, fica a frente do time chileno no critério de desempate, tendo um saldo de gols melhor que o seu próximo adversário – o Grêmio tem saldo 2, já a Universidad Católica tem saldo – 2. Grêmio x Universidad Católica se encaram no dia 8 de maio, às 19h15, na Arena Grêmio, em Porto Alegre.
Ao Atlético-MG, que está no Grupo E, restará a ele brigar contra o Zamora por uma vaga a Copa Sul-Americana, porém, o time venezuelano tem a vantagem do empate e o mando de campo, com isso, a partida do dia 7 de maio no Parque Central, na Venezuela, será um dos mais importantes para o Galo Mineiro na temporada.
Lembrando que Internacional, Cruzeiro, Palmeiras e Athletico já estão garantidos na próxima fase da competição – Cruzeiro e Internacional já estão inclusive com o primeiro lugar em seus grupos garantidos. O Palmeiras com um empate diante do San Lorenzo na última rodada na Arena Palmeiras, também fechará o seu grupo na liderança – quase a mesma situação serve para o “Furacão”, que diferente do clube paulista, irá encarar o Boca Juniors na Argentina.
Abaixo confira a tabela completa da Libertadores-2019: