Neste domingo (20), a bola irá rolar para a Copa do Mundo no Catar, com uma cerimônia de abertura celebrando o início da competição e a cultura local. No entanto, muitos ainda se perguntam que serão os responsáveis pelo show antes da partida, principalmente após alguns artistas recusarem o convite.
A FIFA e o comitê organizador do Catar vem enfrentando muitos problemas para fechar a programação oficial do show de abertura, visto que muitos artistas se recusar fazer parte do evento, em protesto contra o país sede.
Show de abertura da Copa do Mundo
A cerimônia que oficializa o início da Copa do Mundo 2022 está confirmada, com um espetáculo celebrando o esporte e a cultura do país anfitrião, o Catar. Além disso, também contará com uma apresentação musical, reunindo diversos artistas.
Desde a edição de 2006, a FIFA busca expandir o público alvo para a Copa do Mundo e promove alguns shows para a cerimônia. Artistas como Shakira, Pitbull, Claudia Leitte e Jennifer Lopez fizeram parte do espetáculo.
Agora, é especulado quais artistas serão os responsáveis pela apresentação musical na edição de 2022. A FIFA não divulgou a programação, mas alguns nomes foram confirmados, como Jungkook, membro da banda de k-pop BTS, com o anúncio feito pela própria Big Hit, que gerência o grupo e o cantor foi visto em Doha recentemente. Além disso, Lil Baby e Nora Fatehi também estarão presentes. O trio irá cantar o hino oficial da competição, a música “The World is Yours To Take”.
Rumores da imprensa internacional afirmam que a banda Black Eyed Peas também irá se apresentar, junto com Robbie Williams, que esteve na última edição do Mundial, na Rússia. Bem como outro nome que vem sendo cogitado é de J Balvin.
방탄소년단 ‘정국’이 2022 FIFA 카타르 월드컵 공식 사운드트랙과 월드컵 개막식 공연에 참여합니다. 많은 기대 부탁드립니다!
Proud to announce that Jung Kook is part of the FIFA World Cup Qatar 2022 Soundtrack & will perform at the World Cup opening ceremony. Stay tuned!#FIFAWorldCup pic.twitter.com/MwJ2kdNRBp— BTS_official (@bts_bighit) November 12, 2022
Artistas recusam propostas da FIFA
Diferentes artistas vem recusando as propostas da FIFA e do comitê organizador da competição para o show de abertura. Em suas redes sociais, Dua Lipa negou os rumores de que estaria negociando para se apresentar no dia 20 de novembro. Segundo a cantora, ela só irá visitar o Catar quando as autoridades cumprirem todas as questões envolvendo os direitos humanos.
Além disso, Rod Stewart revelou em uma entrevista que recebeu uma proposta de mais de US$1 milhão, mas não seria certo aceitar, devido as leis anti-LGBTQIA+ do país.
Por fim, Shakira era considerada uma das principais estrelas para um retorno ao mundial. No entanto, segundo a imprensa espanhola, a cantora colombiana também recusou a proposta.
A abertura da Copa do Mundo 2022 está marcada para este domingo (20), com a cerimônia iniciando às 12h (horário de Brasília), antes da partida entre Catar x Equador, no estádio Al Bayt, em Al Khor.